Depois de conseguir negociar a entrada de público para a final da Copa América (10% da capacidade do Maracanã), a Conmebol quer agora ver torcedores nos estádios na fase oitavas de final tanto da Libertadores quanto da Sul-Americana. A entidade máxima do futebol sul-americano divulgou neste domingo (11) que vai negociar com as autoridades de cada país a possibilidade de reabertura gradual dos estádios e que vai respeitar as restrições e os protocolos de saúde pública de cada cidade que receba uma partida.

Cerca de 2 mil torcedores foram ao Maracanã na final da Copa América – Laurent Lairys/Panoramic/Imago Images

No Brasil ainda não há movimentação por parte da CBF para que o público volte aos estádios durante a pandemia. Foram registradas no país 1.172 mortes por Covid-19 neste sábado, totalizando 532.949 vidas perdidas desde o início da pandemia. Apesar do número alto, a média móvel de mortes vem caindo depois da consolidação da campanha de vacinas: na última semana, a média de mortes foi de 1.321, sendo o menor registro desde o início de março deste ano.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Veja na íntegra o comunicado da Conmebol:

A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.

Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.

A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.’

Comentários