Roberto Lopes, zagueiro de Cabo Verde, quase fica fora da Copa Africana de Nações (CAN) por não saber dominar o português. É isso mesmo que você leu! O defensor, cuja família paterna é da ex-colônia lusitana, nasceu na Irlanda e foi alfabetizado em inglês.

Em 2019, o técnico da seleção daquele país, Janito Carvalho, garimpando talentos, encontrou o perfil de Lopes no LinkedIn e resolveu convidá-lo para servir a seleção. O comandante não contava, no entanto, que o jogador não falava português.

CONFIRA A TABELA DA CAN

O que aconteceu? O e-mail com o convite ficou ignorado durante quase um ano!

Roberto Lopes atua no futebol irlandês e só fala inglês, all right?– Reprodução do Instagram

“Eu havia criado essa conta alguns anos atrás, quando ainda estava na faculdade, e nunca fui muito de usá-la. Quase não recebia mensagens. Quando vinha, normalmente era spam. Por isso, nem me dei ao trabalho de traduzi-la”, explicou o zagueiro distraído.

A sorte de Lopes é que o técnico da seleção insistiu em sua convocação e, meses depois, enviou um novo convite, desta feita, em inglês. O xerife, que defende o Shamrock Rovers, da Irlanda, não pestanejou e aceitou a proposta de naturalizar-se e defender Cabo Verde.

A seleção do zagueiro irlandês está no Grupo A da CAN ao lado do anfitrião Camarões, Etiópia e Burkina Faso.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários