Vitória histórica no Chile. O Equador foi até o Estádio Nacional do Chile, em Santiago, e conquistou o primeiro triunfo em solo chileno na história do confronto. Estupiñián, logo aos oito minutos de jogo, marcou o primeiro gol. Já nos acréscimos da partida, Caicedo sacramentou o triunfo que deixou os equatorianos cada vez mais próximos de garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Apesar da derrota por 1 a 0, o Chile teve uma boa atuação, que foi prejudicada pela expulsão do experiente Vidal, após uma entrada violenta em Félix Torres, logo aos 14 minutos do primeiro tempo.

Confira as seleções já garantidas na Copa do Mundo de 2022, no Qatar

Entrada violenta de Arturo Vidal em Felix Torres, que deixou o Chile com um jogador a menos na derrota para o Equador – Marcelo Hernandez/Getty Images

Depois de quebrar o tabu histórico com a vitória nesta terça-feira (16), o Equador manteve a terceira posição das Eliminatórias Sul-Americanas e chegou aos 23 pontos. O triunfo fora de casa, apenas o segundo na competição, encaminhou a classificação para a Copa do Mundo no Qatar. Já o Chile segue na sexta colocação com os mesmos 16 pontos, do Uruguai, em sétimo.

O jogo

O Equador abriu o placar logo aos oito minutos, na primeira grande oportunidade do jogo. Estupiñán aproveitou uma sobrade bola na área do Chile e chutou para inaugurar o marcador. Para piorar a situação dos donos da casa, Vidal foi expulso direto após uma entrada violenta em Félix Torres e deixou o Chile com um a menos ainda aos 14 minutos. Porém, os equatorianos não aproveitaram a vantagem numérica e criaram poucas chances de ampliar o marcador.

O Chile, mesmo com um jogador a menos, voltou do intervalo de forma mais incisiva, mas não conseguiu aproveitar as oportunidades criadas nos contra-ataques. No decorrer da segunda etapa, o Equador assumiu o domínio da partida, mas se mostrou satisfeito com a vantagem simples. A disputa física prevaleceu nos minutos finais e poucas chances foram criadas. Quando a vitória simples parecia prevalecer até o apito final, Caicedo fez o segundo do Equador já nos acréscimos da partida.

Confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Pervis Estupiñán comemora com os jogadores do Equador o gol que abriu o placar na vitória sobre o Chile – Alberto Valdes – Pool/Getty Images

CHILE 0 X 2 EQUADOR
14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio Nacional do Chile, Santiago (CHI).
Chile: Bravo; Maripán, Medel, Sierralta; Isla, Vidal, Baeza (Montecinos, aos 29′ do 2t), Valdes (Marcelino Núñez, aos 37′ do 1t) e Mena (Suazo aos 27′ do 1t); Sanchez (Meneses, aos 36′ do 1t) e Vargas. Técnico: Martín Lesarte.
Equador: Dominguez; Castillo, Félix Torres, Hincapié, Estupiñán; Gruezo, Caicedo; Franco (Jhegson Méndez, aos 27′ do 2t), Sarmiento (Plata, aos 27′ do 2t), Mena; Estrada. Técnico: Gustavo Alfaro.
Gol: Estupiñián, aos 8′ do 1t (0-1); Caicedo, aos 46′ do 2t (0-2).
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG).
Auxiliares: Juan Belatti e Diego Bonfa (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).
Cartões amarelos: Meneses (CHI); Castillo, Franco (EQU).
Cartão vermelho: Vidal (CHI).

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários