Nos dois primeiros jogos da quarta rodada das Eliminatórias da América do Sul,  encerrados no início da noite desta  terça-feira (17), o Equador goleou a Colômbia por 6 a 1 – cravando a terceira vitória seguida e chegando aos nove pontos. Já a Venezuela conquistou os primeiros pontos ao bater por 2 a 1 a seleção chilena.

Equador - Colômbia - 17/11/2020
Estrada celebra o quarto gol do Equador sobre a Colômbia, pelas Eliminatórias – Rodrigo Buendia / Pool / AFP

Em Quito, no Estádio Casa Blanca, o Equador teve um primeiro tempo mágico, acertando passes, encaixando contra-ataques e fazendo gols: aos sete minutos  o zagueiro são-paulino Arboleda completou um bate-rebate na área para fazer 1 a 0. Aos nove, uma ligação direta da defesa pego Mena totalmente livre nas costas da zaga. Ele entrou na área e bateu para fazer 2 a 0.  Aos 32, Estrada apareceu na cara do goleiro para concluir um cruzamento. E o 4 a 0 veio numa troca de passes com Arreaga concluindo para as redes.  O treinador Carlos Queiroz  fez quatro substituições tentando evitar o vexame e a Colômbia descontou com um gol de James Rodríguez, de pênalti.

Mas o time visitante não conseguiu segurar o ímpeto equatoriano, que chegou ao quinto gol quando Plata investiu pela direita, tabelou com Mena entrou na área e mandou uma bomba, fazendo o gol mais bonito do jogo. Na comemoração ele  (que entrara no primeiro tempo) levou o segundo amarelo e acabou expulso, saindo aos prantos. Ainda deu tempo para o lateral Estupíñan cobrar uma falta e o goleiro Vargas falhar feio. Arboleda chegou para concluir, mas a bola já havia entrado.

O Equador, com nove pontos, encerra a rodada no G4. A Colômbia tem quatro pontos, em sétimo lugar e amargando duas derrotas seguidas (na rodada anterior perdeu em casa para o Uruguai, por 4 a 0).

Triunfo venezuelano

O Chile voltou a decepcionar e amargou a derrota para uma Venezuela que ainda não havia pontuado nas Eliminatórias.  Embora o time chileno tivesse mais a posse de bola, a Venezuela foi melhor, criou grandes chances e mereceu vencer. Mago marcou para os venezuelanos logo aos nove minutos, mas Arturo Vidal empatou aos 15. Foi o quarto gol do chileno nas Eliminatórias. Ele é o artilheiro de sua seleção na competição.

No segundo tempo, a Venezuela veio ainda mais eficaz, o goleiro chileno Bravo teve trabalho. Mas, infelizmente, o arqueiro acabou falhando no lance capital. Aos 35, a Venezuela foi ao ataque. O santista Soteldo cruzou, Bravo falhou e Rondón completou para as redes. Com o resultado, os venezuelanos somam três pontos, em oitavo lugar. O Chile é o sexto, com quatro pontos.

Eliminatórias – classificação

1º Brasil e Equador, 9 pontos; 3º Argentina, 7 pontos; 4º Uruguai, 6 pontos; 5º Paraguai, 5; 6º Chile e Colômbia, 4; 8º  Venezuela, 3; 9º Peru, 1; 10º Bolívia, zero.

Comentários