A Fifa ratificou a exclusão da Rússia da repescagem da Copa do Mundo de 2022. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (8), a entidade máxima do futebol confirmou que a seleção russa está fora das eliminatórias europeias por causa da invasão à Ucrânia. Com isso, a Polônia, que enfrentaria os russos, se classificou para a fase final dos playoffs e aguarda o vencedor do duelo entre República Tcheca e Suécia.

Rússia vai ao Tribunal Arbitral do Esporte brigar contra banimento das competições

Gianni Infantino e Vladimir Putin conversam durante encontro na Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia – MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP via Getty Images

Com a intenção de retaliar a Rússia pela invasão à Ucrânia, a Fifa e a Uefa proibiram todas as equipes e seleções russas de participarem dos campeonatos organizados pelas entidades, incluindo torneios das divisões de base. A entidade máxima do futebol também adiou a partida da seleção ucraniana contra a Escócia, no dia 24 de março, pela repescagem da Copa do Mundo.

A Federação de Futebol da Rússia (RFU) entrou com um pedido no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), nesta terça, contra o banimento de seus clubes e seleções em competições internacionais. A entidade pede que todas as equipes sejam reintegradas nas competições em que estão suspensas.

No último dia 23, o presidente russo Vladimir Putin ordenou o início do ataque à Ucrânia. Desde o dia 28, representantes dos dois países conversam pelo cessar-fogo, mas ainda não houve acordo. Enquanto isso, as sanções econômicas e esportivas já foram estabelecidas, e ganham mais volume a cada dia.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários