A Fifa definiu na manhã desta quinta-feira (20)  uma nova regra para a janela, onde o sistema de transferência de jogadores passará por uma nova modificação. A partir do segundo semestre de 2022, será inserida uma nova regra, que irá limitar o número máximo de empréstimos de jogadores feitos por uma mesma equipe.

Gianni Infantino quer mudar o sistema de transferência por empréstimo das equipes – Elsa/Getty Images

A regulamentação valerá apenas para atletas com mais de 22 anos e será aplicada inicialmente para a próxima temporada europeia, mas se tornará mais severa com o passar dos anos. A partir de 2022/23  serão permitidos oito empréstimos internacionais, baixando depois para seis.

Também haverá limitação do número de empréstimos entre mesmos clubes: só três jogadores poderão ser envolvidos neste tipo de negociação.

No atual cenário, não há regulamentação específica quanto a empréstimos internacionais, o que acaba criando situações bizarras, como por exemplo o Chelsea, da Inglaterra, que tem nada menos do que 28 atletas emprestados, entre eles os brasileiros  Nathan e Lucas Piazon.

A nova regulamentação será apresentada para aprovação no próximo Conselho da Fifa, mas deve ser aprovada sem maiores problemas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários