A Federação Internacional de Futebol (Fifa) estuda formas de simplificar o videoárbitro (VAR). As informações foram anunciadas nesta terça-feira (17) pela entidade. O grupo de trabalho seria específico para “inovação e excelência” e apresentará, em breve, à FIFA e ao IFAB, órgão regulador das leis do jogo, novas recomendações com relação ao uso do auxílio eletrônico.

“Um tópico importante foi o desenvolvimento do conceito ‘light’ do VAR, que visa criar sistemas de VAR para todos os níveis de jogo. O grupo de trabalho identificou fatores de custo variável, falou sobre a diminuição potencial da qualidade e sobre os requisitos mínimos para tal configuração de tecnologia. (…) Será agora apresentada ao mundo do futebol uma recomendação sobre os próximos passos para implementar o conceito VAR ‘light’”, declara a Fifa, no comunicado.

Por fim, o uso do VAR (Video Assistant Referee) segue polêmico, dividindo opiniões. Alguns dizem que tira parte da emoção do futebol, enquanto outros falam sobre justiça.

Comentários