O mundo do futebol conhecerá, nesta quinta-feira (17), às 15h (horário de Brasília), quem foi o melhor jogador, em eleição da Fifa, de 2020. Após anunciar dez nomes, a entidade máxima afirmou que o centroavante polonês Lewandowski, do Bayern de Munique, o atacante Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o meia Messi, do Barcelona, são os três finalistas. O jogador do time alemão é o grande favorito e deve ser escolhido pela primeira vez. O curioso é que os três têm mais de 30 anos: 32, 35 e 33, respectivamente.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a cerimônia será online, às 15h, e transmitida pelo site da Fifa, que nomeará também o vencedor do Prêmio Puskás, do gol mais bonito do mundo. A eleição é popular. Os concorrentes são o meia Arrascaeta, do Flamengo, o ponta sul-coreano Son Heung-min, do Tottenham, e atacante uruguaio Luis Suárez, do Atlético de Madrid (mas o gol foi na época do Barcelona), todos em 2019. O curioso é que nessa premiação competem homens e mulheres.

Outras premiações

A Fifa divulgará ainda o melhor treinador. Os finalistas são os alemães Jürgen Klopp (Liverpool) e Hans-Dieter Flick (Bayern de Munique)  e o argentino  Marcelo Bielsa (Leeds). Entre os goleiros, os finalistas são o brasileiro Alisson (Liverpool), o alemão Neuer (Bayern de Munique) e o esloveno Oblak (Atlético de Madrid). Por fim, mas não menos importante, a Fifa também anunciará a melhor jogadora da temporada. As finalistas são a dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, a francesa Wendie Renard, do Lyon, e a inglesa Lucy Bronze, do Manchester City.

Desde 1991, a Fifa escolhe o melhor jogador do mundo. Em alguns destes anos, a premiação foi realizada em parceria com a revista francesa “France Football”, o que não acontecerá em 2020. Nestes 29 anos, os maiores vencedores são dois dos finalistas desta edição: Messi, com seis vezes, e Cristiano Ronaldo, cinco. Zidane e Ronaldo Fenômeno, com três cada, dividem o terceiro lugar.

Comentários