Nesta terça-feira, no Ettihad Stadium, em jogo truncado e emocionante, o Manchester City venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1, na partida de ida das quartas de final da Champions League.  O City saiu na frente no primeiro tempo, com De Bruyne. Na etapa final, o Dortmund empatou aos 40, com Reus. Mas, aos 44, Foden, que não fazia boa partida, fez o gol da vitória.

City x Dortmund - Divulgação/ManCityPT
Jogadores do City comemoram o gol de De Bruyne (o terceiro da esquerda para a direita – Divulgação/ManCityPT

Com o bom resultado, o City vai para a partida de volta, no dia 14/4,  em Dortmund, precisando do empate, ou mesmo derrota por um gol a partir de 3 a 2, para avançar às semifinais da competição. O Borussia tem de vencer por  1 a 0 ou dois gols de diferença. Caso vença por 2 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

Que arbitragem…

Os times jogaram muito bem na parte ofensiva e erraram demais na defesa. Por isso, ocorreram muitas chances de gol. Já o Dortmund acabou sendo prejudicado. No primeiro tempo, com o placar em 1 a 0, após uma atrasada no fogo, o goleiro brasileiro Ederson perdeu uma dividida para Bellingham que entrou livre e tocou para o gol.  Mas o confuso árbitro romeno Ovidiu Hategan deu falta inexistente do jogador do Dortmund.  Antes, o juiz tinha marcado um pênalti inexistente a favo do City,  feiro por Can, que levou o amarelo. O juiz viu no VAR, cancelou o pênalti mas manteve o cartão, para desepero dos alemães

Vale lembrar que Hategan foi o juiz do polêmico jogo em dezembro pela fase de grupos da Champions entre  PSG e Istanbul Basaksehir, quando um de seus auxiliares, Sebastian Coltescu fez injúrias raciais contra o camaronês Pierre Webó, auxiliar técnico dos turcos (Hategan expulsou Webó). Os jogadores saíram de campo, a partida foi suspensa e concluída no dia seguinte, com o Coltescu sendo supenso e  Hategan anulando o cartão para Webó.

O jogo

A partida foi muito boa, com os times criando excelentes oportunidades, principalmente com Foden (City) e Haaland (Dortmund). Mas os goleiros fizeram grandes defesas. O gol do City nasceu de  erro de passe, aos 17 do primeiro tempo. Emre Can deu uma bola de presente para o City no meio de campo. De Bruyne, o melhor em campo, iniciou a jogada tirando os marcadores e tocou para Foden. Este cruzou para Mahrez que deu o passe para De Bruyne completar para a rede. O empate do Dortmund saiu aos 40 da etapa final.  Em rápida troca de passes, Haaland  recebeu e , de primeira, tocou para Reus entrar livre na área e chutar sem chance para Ederson.  O jogo parecia que terminaria empatado. Mas, aos 44, De Bruyne crizou, Gundogan ajeitou para Foden fazer o gol da vitória inglesa.

Legião brazuca

No Manchester City,  o goleiro Ederson foi titular, como sempre, e fez boa partida (embora tenha cochilado no lance mais polêmico do jogo). O atacante Gabriel Jesus entrou no segundo tempo e foi muito discreto. Já o apoiador Fernandinho ficou no banco e não entrou. O mesmo aconteceu com o meia Reinier, único brasileiro lado do  Dortmund.

Comentários