Em jogo que marcou a despedida do atacante Haaland do Borussia Dortmund (foi negociado ao Manchester City), o time da região da Westfália venceu, de virada, por 2 a 1, o Hertha Berlin, neste sábado (14/5), em casa.  E o goleador não se despediu em branco. Num pênalti (mal cobrado) fez o gol de empate do seu time. Mukouko fez o da vitória. O argelino Belfoldil, de pênalti, marcou para o Hertha Berlin.

Os jogadores que não ficarão no Dortmund receberam homenagens.  Entre eles Haalland (primeiro à esquerda), Schmelzer (sem uniforme, com crianças), Reinier (segundo amarelo à esquerda) e Witzel (o terceiro). Isso é praxe na Alemanha – Divulgação / BVB

Veja aqui a tabela de classificação do Alemão

O jogo foi pela última rodada do Campeonato Alemão. Para o Dortmund pouco alterou a sua situação, terminou em 2º lugar, com 69 pontos. Já para o Hertha, muito o que lamentar. O time precisava de um empate para não depender do tropeço do Stuttgart. Porém, o rival venceu por 2 a 1 (gol, da vitória aos 47 da etapa final e invasão da toricda para festejar a salvação) e o superou na tabela. O Stuttgart chegou aos 33 pontos (saldo -18), em 16º. O Hertha ficou com os mesmos 33 pontos, mas saldo -34, em 17º. O time de Berlim fará uma repescagem contra o terceiro colocado da Segundona: Werder Bremen, Hamburgo ou Darmstad (o Hamburgo é o mais provável e a rodada final será neste domingo).

Classificados para a Champions

Os resultados da rodada final definiram os classificados para as ligas europeias. O RB Leipzig garantiu a quarta última vaga para a Champions e se junta ao campeão Bayern, ao Dortmund e ao Leverkusen.

Liga Europa, Conference e rebaixados

Já para a Liga Europa vão Union Berlin e Freiburg. A vaga para a Conference League é do Eintracht Frankfurt.

Os rebaixados foram Arminia Bielefeld e Greuther Fürth. Na Segundona, o Schalke 04 já se garantiu e tudo indica que o Werder Bremen garantirá a segunda vaga (precisa de um empate).

Adeus a Haalland, Reinier, Witsel…

A torcida do Borussia lotou o estádio para celebração. Como é tradicional, quem deixa o elenco por aposentadoria ou por negociação é ovacionado e não foi diferente com Haaland (a caminho do City), Reinier (devolvido ao Real Madrid), Witzel (fim de contrato) e Schmelzer (aposentadoria). Mas em campo, o time foi sonolento. Como a partida era de pouca relevância, a equipe não mostrou ímpeto ofensivo no primeiro tempo, mesmo com a posse de bola (65%). Já o Hertha, que precisava pelo menos do empate para não depender de tropeço do Stuttgart para se manter na elite, foi raçudo e chegou ao 1 a 0 aos 18. O atacante Belfodil sofreu pênalti de Zagadou. O mesmo Belfodil cobrou e fez 1 a 0.

Somente no segundo tempo o Borussia foi mais incisivo, com Reus perdendo boa chance aos cinco. Aos 22, Guerreiro bateu uma falta que foi no braço de Plattenhardt. Pênalti marcado pelo VAR. Haaland cobrou mal, no meio do gol. A bola bateu no pé do goleiro Lotka, mas entrou. Festa para o norueguês , que sai após 89 jogos e 86 gols. Aos 39, veio a virada.  Aos 39, Moukoko, camaronês naturalizado alemão de 17 anos que substituiu Witzel minutos antes – virou o jogo. Hertha na repescagem. No fim, Reinier entrou na vaga de Haaland para se despedir jogando alguns minutos.

Jogos da 34ª rodada Alemã (última)

Augsburg 2×1 Greuther Fürth
Borussia Dortmund 2×1 Hertha Berlin
Union Berlin 3×2 Bochum
Arminia 1×1 RB Leipzig
Wolfsburg 2×2 Bayern
Mainz 2×2 Eintracht
Stuttgart 2×1 Colonia
Leverkusen 2×1 Freiburg
Borussia M’Gladbach 5×1 Hoffenheim

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários