O atacante brasileiro Hulk foi eleito o melhor estrangeiro da história do Campeonato Russo. A votação foi popular e o resultado saiu nesta quinta-feira (21). Entre os finalistas, outro brasileiro: Vagner Love. O paraibano de 34 anos defendeu o Zenit, de São Petersburgo, de 2012 a 2016. No período, ele ganhou um Campeonato Russo, além uma Copa da Rússia e uma Supercopa, fez 77 gols, sendo 58 pelo principal torneio nacional.

A conquista é ainda mais simbólica pois o atacante foi alvo de racismo várias vezes, incluindo de próprios torcedores do Zenit.

Antes do Zenit, Hulk defendeu Vitória e três clubes japoneses: Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo e Tokyo Verdy.  Depois do clube russo, foi vendido para o Shangai SIPG, da China, por 55 milhões de euros, na época um recorde no país asiático. Ele não renovou o contrato em dezembro e atualmente está sem clube.

Pela Seleção Brasileira, Hulk disputou 48 jogos, incluindo alguns pela Copa do Mundo de 2014, e fez 11 gols. Ganhou a Copa das Confederações de 2013 e disputou ainda a Copa América de 2016. Ao todo, tem 317 gols na carreira. Ele foi artilheiro do Russão duas vezes.

Hulk comemora gol pelo Zenit, clube que defendeu entre 2012 e 2016 (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)

 

O Campeonato Russo existe desde 1992, com a dissolução da União Soviética. O Spartak Moscou é o maior campeão com dez títulos. O Zenit tem seis, empatado em segundo com o CSKA.

Comentários