A Itália segue 100% na Eurocopa. Neste domingo (20), a Azzurra, com um time reserva, derrotou o País de Gales por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Roma (ITA), na última rodada do Grupo A. Com os resultados, os italianos fecharam a fase de grupos na primeira colocação, com nove pontos e três vitórias. Pessina marcou o gol do jogo. Apesar da derrota, os galeses também se classificaram às oitavas de final na segunda posição, com quatro. O mesmo número de pontos da Suíca, que superou a Turquia por 3 a 1. O time turco, com pior saldo de gols, terminou em terceiro, mas deve avançar como um dos melhores terceiros.

Bastoni disputa a bola com Gareth Bale, na vitória italiana sobre os galeses – Photo by ALBERTO LINGRIA / POOL / AFP

O JOGO

O técnico Roberto Mancini, da Itália (já classificada), optou por uma equipe recheada de reservas e bastante “abrasileirada”, com os ítalos-brasileiros Jorginho (meia), Emerson (lateral-esquerdo) e Rafael Tolói (zagueiro). Ainda assim, pecando um pouco no entrosamento, foi bem superior ao País de Gales. A seleção do Reino Unido optou em atuar de forma recuada, tentando uma eventual escapada de Gareth Bale. Mas a Azzurra não deu espaços e praticamente amassou os galeses. O gol no primeiro tempo saiu aos 38 minutos, com Verrati levantando uma bola em cobrança de falta, para o toque preciso de Pessina. 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO

O cenário na reta final não mudou, e ainda ficou facilitado para a Itália com duvidosa expulsão de Ampadu, aos dez minutos, após um pisão no pé esquerdo de Bernardeschi. A Azzurra administrou a vantagem inicial e  teve chances de ampliar, como no chute na trave do próprio Bernardeschi, em cobrança de falta, aos 11. Por duas vezes, bobeou no sistema defensivo, e quase viu Ramsey e Bale empatarem em raras e ótimas chances, aos 12 e 30. Na reta final, os italianos ainda voltaram a assustar em tentativas de Jorginho e Chiesa.

ITÁLIA 1 x 0 PAÍS DE GALES – EUROCOPA – GRUPO A – 3ª RODADA

Data: 20/06/2021 – Local: Estádio Olímpico, em Roma (ITA) – Público: 11.531 presentes

Itália: Donnarumma (Sirigu, aos 43/2T); Rafael Tolói, Bonucci, Bastoni e Emerson; Jorginho (Cristante, aos 29/2T), Pessina (Castrovilli, aos 38/2T) e Verratti; Chiesa, Bernardeschi (Raspadori, aos 29/2T) e Belotti. Técnico: Roberto Mancini.

País de Gales:  Gunter, Rodon e Ampadu; Roberts, Allen (Levitt, aos 40/2T), Morrell (Moore, aos 18/2T) e Neco Williams (Ben Davis, aos 40/2T); Ramsey, James (Wilson, aos 28/2T) e Bale (Brooks, aos 38/2T). Técnico: Robert Page.

Gols: Pessina (1-0, aos 38/1T)

Árbitro: Ovidiu Haţegan (ROM). Assistentes: Radu Ghinguleac (ROM) e Sebastian Gheorghe (ROM).

VAR: Pawel Gil (POL).

Cartão Amarelo: Pessina (Itália) e Gunter, Allen (País de Gales).

Cartão Vermelho: Ampadu (País de Gales)

Comentários