A Itália está na final da Eurocopa!  Nesta quarta-feira, no Estádio de Wembley, em Londres, após 1 a 1 no tempo normal contra a Espanha, placar mantido na prorrogação, a Azzurra venceu nos pênaltis, por 4 a 2. O gol da Itália foi marcado por Chiesa e Morata para a Espanha. Nas penalidades, os espanhóis perderam duas cobranças (uma delas de Morata, herói e vilão dos ibéricos) e a Itália, um. Jorginho cobrou o pênalti que fechou o placar.

Esta foi a segunda prorrogação da Itália nesta Euro. A outra foi contra a Áustria, nas oitavas de final.

Chiesa (de azul) chuta para abrir o placar de Itália x Espanha, pela semifinal da Eurocopa –  Facundo Arrizabalaga / Pool / AFP)

A Itália, invicta há 33 jogos, buscará o bicampeonato (venceu em 1968) e estará em sua quarta final (foi vice em 2000 e 2012). Agora vai esperar o vencedor de Inglaterra x Dinamarca – que jogam nesta quarta-feira, às 16h, em Wembley – para saber contra quem buscará o caneco. A final será neste domingo (11/7), também em Wembley.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi bem amarrada. A Itália começou mais  objetiva, mas finalizando pouco (na melhor jogada, bola na trave de Barella e ele estava impedido). A Espanha cresceu quando Olmo chutou para grande defesa de Donnarumma. A partir daí, impôs seu toque de bola (posse de 68% a 32%). Mas no finzinho, a Itália quase marcou, quando Insigne tocou para Emerson. O brasileiro naturalizado italiano mandou uma bomba na trave.

Segundo tempo

A Espanha seguiu pressionando, quase sempre com o garoto Pedri, que fez ótima partida, e perdeu uma chance com Busquets. Mas a Itália estava muito consistente na defesa e rápida nos ataques. E chegou ao gol aos 14. Donnarumma recuperou a bola e com as mãos passou para Barella. Em toques rápidos em poucos segundos,  a bola passou nos pés de Barella, Insigne, Imobile e chegou até Chiesa. A Espanha não deixou de buscar o gol. Morata, que entrou logo após o gol da Itália, perdeu uma oportunidade incrível. Mas, na segunda chance, aos 34,  triangulou com Olmo, entrou na área e empatou: 1 a 1, levando a partida para a prorrogação.

Prorrogação

O panorama não mudou nos 15 minutos do primeiro tempo extra: Espanha em cima e Itália mais cautelosa. Aos sete, Morata só não marcou por causa da intervenção do zagueiro Chiellini. No segundo tempo da prorrogação, os times foram muito mais cautelosos. E a decisão foi para as penalidades.

Nos pênaltis

Belotti,  Bonucci, Bernardeschi e Jorginho  marcaram para a Itália; Locatelli perdeu (Simon defendeu).

Gerard Moreno e Thiago Alcântara marcaram para a Espanha; Olmo isolou e  Morata chutou para defesa de Donnarumma.

ITÁLIA 1X1 ESPANHA (4 x 2 nos pênaltis)

Data/horário: 6/7/2021 – Semifinal da Eurocopa
Local: Wembley, em Londres (ING).

ITÁLIA: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson Palmieri (Tolói, aos 28′ do 2ºT); Barella (Locatelli, aos 39′ do 2ºT), Jorginho e Verratti (Pessina, aos 27′ do 2ºT); Chiesa (Bernardeschi, no Intervalo da prorrogação), Immobile  (Berardi, aos 16′ do 2ºT) e Insigne (Belotti, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Ricardo Mancini.

ESPANHA: Unai Simón; Azpilicueta (Llorente, aos 39′ do 2ºT), Eric García (Pau Torres, aos 3′ do 2ºT da prorrogação), Laporte e Jordi Alba; Koke (Rodri, aos 24′ do 2ºT), Busquets (Thiago Alcântara, no Intervalo da prorrogação) e Pedri; Oyarzabal (Gerard Moreno,  aos 24′ do 2ºT), Olmo e Ferrán Torres (Morata, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Luis Enrique.

Gols: Chiesa, aos 14′ do 2ºT (1-0); Morata, aos 34′ do 2ºT (1-1)

Árbitro: Felix Brych (ALE).
Assistentes: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)

Cartões amarelos: Rafael Tolói (ITA), Busquets (ESP)

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários