A Itália fez valer o favoritismo e venceu a Turquia por 3 a 0 na partida de abertura da Eurocopa. Com gols de Demiral (contra), Ciro Immobile e Insigne, todos convertidos no segundo tempo, a Azurra somou seus primeiros três pontos no Grupo A da competição, depois do triunfo no Estádio Olímpico de Roma nesta sexta-feira. A Turquia pouco fez durante os 90 minutos e deu apenas um chute a gol durante todo o confronto. Os italianos, por sua vez, buscam voltar a protagonizar entre as principais competições europeias e busca o bicampeonato da Euro.

Com os primeiros três pontos somados no Grupo A, a Itália ocupa a liderança da chave que ainda conta com País de Gales e Suíça, que entram em campo neste sábado, às 10h. No próximo compromisso da Itália, o time comandado pelo técnico Roberto Mancini recebe a Suíça na próxima quarta-feira (16), às 16h, novamente no Estádio Olímpico de Roma. A Turquia por sua vez, encara o País de Gales no mesmo dia, porém às 13h, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.

Jogadores da Itália comemoram o gol marcado por Insigne, o terceiro na vitória por 3 a 0 sobre a Turquia – Filippo Monteforte / AFP

 

O jogo

 

A Itália teve a iniciativa do jogo, manteve o domínio da posse de bola mas esbarrava no bom sistema defensivo da Turquia. Contudo, a seleção turca não criava nenhuma chance de perigo. A melhor oportunidade da Itália no primeiro tempo veio por meio de uma cobrança de escanteio, no qual o zagueiro Chiellini fez um belo cabeceio e obrigou o goleiro a realizar uma grande defesa. Quanto mais o tempo passava, a Itália se aproximava do primeiro gol. Os turcos finalizaram pela primeira vez na partida apenas aos 34 minutos da primeira etapa, mas o goleiro Donnarumma estava lá para evitar o gol. A pressão da Azurra seguiu até os minutos finais, mas o placar permaneceu zerado até o apito final do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, a pressão italiana seguiu e logo aos sete minutos, após uma boa jogada de Berardi, o zagueiro Demiral jogou contra sua própria meta para inaugurar o placar na Eurocopa. O panorama da partida se manteve, a Itália tinha o controle da posse de bola e não demorou muito para Immobile anotar o segundo aos 20 minutos depois de aproveitar um rebote do goleiro na pequena área. A Turquia sentiu os dois gols de desvantagem e não conseguiu dar uma finalização sequer na segunda etapa. Aos 34 minutos, o camisa 10 Insigne, melhor em campo, foi recompensado com um belo gol para transformar a vitória italiana em goleada e começar a Eurocopa com o pé direito, como um dos grandes favoritos ao título.

Momento do gol marcado por Ciro Immobile (E) na vitória da Itália por 3 a 0 sobre a Turquia – Andrew Medichini / AFP

Comentários