O veterano Javier Mascherano, de 36 anos, surpreendeu neste domingo, na Argentina. Na entrevista coletiva após a derrota de seu time, o Estudiantes de La Plata, para o Argentino Juniors, por 1 a 0, pelo Campeonato Argentino, disse que estava se aposentando.

Mascherano, após quatro Copas e muito títulos nos clubes, se aposenta  – divulgação/CLUB ESTUDIANTES DE LA PLATA

“É o momento de terminar a minha carreira. Já era uma decisão que vinha estudando. Sempre dei 100% em campo. Mas, nos últimos tempos, isso vem me custando muito. Eu estava dando menos do que eu queria”  disse o jogador, para em seguida concluir:

” Não quero faltar com o respeito ao Estudiantes, que me trouxe de volta para a Argentina. Mas a decisão não tem a ver com o clube, mas com as minhas sensações. A vontade que tinha de jogar futebol vinha se apagando. Pensei que aqui na Argentina isso voltaria, mas não aconteceu”.

Mascherano chegou ao Estudiantes no inicio do ano, mas pouco jogou. Afinal, com a pandemia, o futebol argentino parou entre o início de março e o fim de outubro. O volante entrou nos últimos três jogos (um empate e duas derrotas) e não se saiu bem.

Volante  de sucesso

Mascherano encerra uma carreira de sucesso em praticamente todos os times que jogou. Começou como sensação no River Plate. Em menos de duas temporadas, ganhou dois campeonatos nacionais (2003 e 2004). Logo em seguida foi para o Corinthians. Ficou apenas um ano no Timão, mas foi essencial na conquista do Brasileiro de 2005. Tornou-se ídolo. Depois de uma passagem no West Ham, viveu uma fase de ouro, mas sem títulos, no Liverpool. Entre 2010 e 2018 defendeu o melhor Barcelona da história, ganhando todos os títulos possíveis. No ano passado foi para a China, no Heibei, mas já em baixa. E, enfim, jogou pelo Estudantes.

Na seleção, fez história. Participou de quatro Copas do Mundo, 2006, 2010, 2014 e 2018. Apenas Messi e Maradona tem tantos mundiais pela Argentina.

Gago e, agora, Mascherano

Mascherano é o segundo peso-pesado do futebol argentino que pendura as chuteiras neste mês. Há duas semanas, Fernando Gago, então no Vélez Sarsfield,  também anunciou a aposentadoria.

Comentários