O Liverpool sagrou-se neste sábado (14/5) campeão da Copa da Inglaterra pela oitava vez em sua história. Nesta final, que contou com presença de quase 85 mil torcedores no Estádio de Wembley, venceu o Chelsea nos pênaltis por  6 a 5 , após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação em um jogo com várias chances para cada lado.

Esta foi a segunda decisão seguida ente os rivais. Em 27/2, o Liverpool foi campeão da Copa da Liga Inglesa ao vencer os Blues por 11 a 10 nos pênaltis, após empate no tempo normal. As duas equipes fizeram quatro jogos na temporada: quatro empates. E o Chelsea amarga um tri-vice. Em 2019/20 perdeu para o Arsenal; em 2020/21 para o Leicester; agora, para o Liverpool.

Veja aqui os jogos  da Copa da Inglaterra

Matip (de vermelho) tenta levar a melhor em cima da marcação de  Ziyech- Mike Hewitt/Getty Images

O Liverpool teve uma baixa de peso na partida. Ainda no primeiro tempo, Salah, astro maior dos Reds, saiu machucado. E vira dúvida para a reta final do Inglês (os Reds ainda buscam o título) e para a final da Liga dos Campeões ( dia 27, contra o Real Madrid).

A  competição mais antiga

A Copa da Inglaterra existe desde 1871. É a competição de futebol mais antiga do mundo e uma das mais prestigiadas. Nesta temporada celebrou 150 anos de existência e só não foi disputada entre as duas grandes guerras (1916/19 e 1939/45)

O Liverpool ganhou a Copa da Inglaterra em 1965, 1974, 1986, 1989, 1992, 2001 e 2006. Já o Chelsea buscava o nono caneco. Levou em 1970, 1997, 2000, 2007, 2009, 2010, 2012 e 2018. Arsenal (14 títulos) e Manchester United (12) são os maiores campeões.

Luis Dias, meio-campo do Liverpool, encara a marcação de Mendy, goleiro do Chelsea – Ben Stansall /AFP via Getty Images

Primeiro tempo

A etapa inicial mostrou um Liverpool muito mais envolvente nos primeiros dez minutos, perdendo duas oportunidades com Luiz Díaz, o Chelsea equilibrando o jogo e com boa chance nos pés de Marcos Alonso. Mas a verdade é que os ataques estavam com péssima pontaria. Das 12 finalizações (Liverpool 9 a 3),  apenas uma de cada time foi na direção do gol.  E o ímpeto do Liverpool foi bem menor nos 15 minutos finais, muito por causa da saída de Salah (machucado) aos 33 minutos para a entrada de Jota.

 Segundo tempo

O Chelsea voltou muito mais ativo, sempre com Marcos Alonso, que nos primeiros três minutos teve três grandes chances. Numa delas, acertou a trave de Alison; em outra, o goleiro brasileiro fez grande defesa.  Depois dos 15 minutos, quem passou a ter as oportunidades foi o Liverpool, que carimbou duas bolas na trave de Mendy: uma com Díaz e outra com Henderson (esta a chance mais clara do jogo).

Prorrogação

O Chelsea foi mais dominante na primeira etapa, porém, seguindo com dificuldade para acertar o gol de Mendy.  Já nos 15 minutos da segunda etapa, o jogo ficou bem mais preso no meio de campo. E no fim de 120 minutos, 27 chutes a gol (Liverpool 17 a 10) e apenas quatro no alvo (dois para cada lado), a decisão foi para os pênaltis. E o Liverpool levou a melhor: 6 a 5.

Penalidades

Para o Chelsea:  Marcos Alonso, Reece James, Barkley, Jorginho, Ziyech marcaram para o Chelsea. Azpilicueta cobrou na trave e Alisson defendeu a cobrança de Mount

Para o Liverpool: Milner, Thiago Alcântara, Firmino, Alexander-Arnold, Jota e Tsimikas marcaram para o Liverpool. Mendy defendeu a cobrança de Mané

CHELSEA 0 X 0 LIVERPOOL  (5 A 6 NOS PÊNALTIS)

Final da Copa da Inglaterra
Data: 14/5/2022
Local: Wembley, Londres (ING)
CHELSEA: Mendy; Chalobah (Azpilicueta, no intervalo da prorrogação), Thiago Silva e Rudiger; Reece James, Jorginho, Kovacic (Kanté, aos 21′ do 2ºT) e Alonso; Mount, Lukaku (Ziyech, aos 40′ do 2ºT) e Pulisic (Loftus-Cheek, no intervalo da prorrogação e , depois, Barkley, aos 14′ do 2ºT da prorrogação). Técnico: Thomas Tuchel
LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk (Matip, no início da prorrogação) e Robertson (Tsimikas, aos 6′ do 2ºT da prorrogação); Keita (Milner, aos 29′ do 2ºT), Henderson e Thiago Alcântara; Salah (Jota, aos 33′ do 1ºT), Mané e Luiz Diaz (Firmino, aos 8′ do 2ºT da prorrogação). Técnico: Jurgen Klopp
Gol: –
Árbitro: Craig Pawson (FIFA/ING)
Auxiliares: Dan Cook e Edward Smart
VAR: Paul Tierney
Cartões Amarelos: Reece James (CHE)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários