Luis Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi detido pela polícia portuguesa após investigações sobre favorecimento de acionista do clube em venda de ações. Desde as primeiras horas desta quarta-feira (7), a polícia fazia a investigação e coletava documentos. O mandatário deve pernoitar na prisão.

Na quinta-feira (8), Luis Vieira se apresentará a um juiz, que determinará se o dirigente seguirá preso ou ficará em liberdade.

Presidente do Benfica, Luis Felipe Vieira é investigado por corrupção – Gerardo Santos / Imago Imagens

José Antonio dos Santos, empresário que possui  16,33% das ações do Benfica, teria sido o beneficiado. Ele é amigo pessoal do presidente dos Encarnados e teve privilégios na venda de parte de suas ações ao clube. No total, José Antonio teria lucrado 11 milhões de euros (R$ 68,40 milhões).

O Ministério Público de Portugal acredita que Luis Filipe Vieira teria utilizado seu cargo dentro do Benfica para ajudar seu amigo a lucrar. Com isso, o presidente e o empresário são investigados por suspeitos de crimes como fraude ao Fundo de Resolução Bancária, fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

O presidente está neste cargo desde 2003. Em 2020, foi reeleito. Entretanto, Luis Filipe Vieira tem sido alvo de muitas críticas dos torcedores do clube.

O mandatário foi responsável pelo retorno de Jorge Jesus, ex-Flamengo, ao Benfica, em 2020.

Jorge Jesus ao lado do presidente Luis Filipe Vieira – Jose Manuel Ribeiro/AFP)

Siga o Jogada10 nas redes sociais:  TwitterInstagram e Facebook. 

Comentários