O ex-astro do Liverpool e Barcelona, Javier Mascherano anunciou sua aposentadoria aos 36 anos, no último domingo (15). Foram 17 anos jogando futebol em alto nível. Ele estava no Estudiantes de La Plata, na Argentina. A saber, ele ganhou, só com o Barça, 19 troféus. Consagrou-se como um jogador firme, defensor de raça e eficiente na marcação.

Javier Mascherano encerrou a carreira no Estudiantes de La Plata – divulgação/CLUB ESTUDIANTES DE LA PLATA

Mascherano começou a carreira no River Plate e jogou pelo Corinthians em 2015. Posteriormente, vestiu a camisa do Liverpool, no começo de 2007, onde jogou 139 partidas. Era uma das estrelas da equipe sob o comando de Rafa Benitez. O sucesso fez com que o Barça se interessasse. No Camp Nou, Pep Guardiola teve nele um homem de confiança no esquema defensivo. Dessa forma, suas principais conquistas lá foram quatro títulos do Campeonato Espanhol, cinco Copas do Rei e duas Champions League. Contudo, no total, ele venceu 19 títulos com o Barcelona.

Pela seleção argentina foram 147 jogos. Assim, é o jogador recordista em participações.

Elogios de Neymar

Com a Argentina, o volante foi bicampeão olímpico, em 2004 e 2008, vice-campeão mundial em 2014 e quatro vezes vice da Copa América, em 2004, 2007, 2015 e 2016.

Em 2018, saiu da Espanha e assinou contrato com o Hebei China Fortune. Porém, 18 meses depois seguiu para seu país de origem para vestir a camisa do Estudiantes.

Logo após a derrota de domingo do Estudiantes para o Argentinos Juniors, Javier Mascherano fez o anúncio do fim da carreira em uma coletiva de imprensa com o seu empresário, Leandro Desabato.

Por fim, diversos astros do futebol, como Messi e Luis Suárez, postaram homenagens a Mascherano em suas redes sociais nesta segunda-feira (16), entre eles Neymar, que colocou em seu instagram: “É um fenômeno como jogador e como pessoa“.

 

Comentários