A final da Copa da Liga Inglesa entre Chelsea e Liverpool, no Estádio de Wembley, neste domingo (27), foi de tirar o fôlego: chances incríveis desperdiçadas,  quatro gols anulados pelo VAR por impedimento, 31 finalizações e goleiros em estado de graça. Mas o placar no tempo normal ficou no 0 a 0 (poderia ter sido 3 a 3!), seguiu sem gol na prorrogação e seguiu para a decisão por pênaltis, quando o técnico do Chelsea tirou o goleiro Mendy (o melhor em campo) para colocar Kepa, notório pegador de penalidades.  Nas cobranças, ninguém errou até Kepa, na 22ª cobrança isolar. Liverpool  11 a 10. E campeão

Esta foi a nona conquista do Liverpool. Além de 2022, ganhou em 1981, 1982, 1983, 1984, 1995, 2001, 2003 e 2012. E passou o Manchester City (com oito) como o maior vencedor. O Chelsea ganhou cinco ( 1965, 1998, 2005, 2007 e 2015).

Mendy corta uma das muitas bolas lançadas para a área do Chelsea. Melhor goleiro do mundo em 2021 foi um paredão –  Justin Tallis / AFP via Getty Images

Clássico elétrico

O jogo começou um drama para Thiago Alcântara. O brasileiro naturalizado espanhol  do Liverpool estava escalado, mas sentiu um problema muscular minutos antes da final começar e foi descartado. Ficou no banco aos prantos, sendo consolado pelo goleiro Alisson (que na Copa da Inglaterra é reserva para o irlandês Kelleher). Quando o jogo começou, altíssimo nível técnico dois dois lados e um desfile de defesas espetaculares dos goleiros.

Aos cinco, Pulisic, na pequena área, chutou e Kelleher fez uma defesa de cinema para o Liverpool. Pouco depois, Keita (que substituiu Thiago Alcântara) chutou para defesa incrível de Mendy. Na sobra. Mané mandou uma bomba e Mendy, no reflexo, fez milagre. Além disso, Mount perdeu dois gols para o Chelsea, em ambos com o goleiro batido: no primeiro chutou para fora, no outro, mandou na trave.

E tome emoção: Salah conseguiu deslocar Mendy e a bola estava entrando, mas Thiago Silva conseguiu cortar em cima da linha. Então, vieram dois gols anulados pelo VAR. No primeiro, Matip marcou para o Liverpool. Mas Mané, que deu o passe estava em impedimento. Quase em seguida, Havertz fez para o Chelsea. Mas havia impedimento no início da jogada.

E a emoção deixou o jogo elétrico e as duas torcidas, que dividiam os 85 mil lugares de Wembley, sob tensão nos minutos finais. Para variar, Mendy fez mais duas defesas difíceis, incluindo uma cabeça de Van Dijk.  Fim do tempo normal, com 0 a 0 no placar e 26 finalizações (dez no alvo).

Jogadores do Liverpool celebram a conquista com a taça da Liga – Shaun Botterill/Getty Images

Na prorrogação, os times seguiram em cima, mas o Chelsea foi superior e ainda teve dois gols anulados por impedimento, com Lukaku e Havertz. No último minuto, Tuchel tirou Mendy e colocou o goleiro reserva Kepa para as penalidades. Nas cobranças a primeira série foi perfeita (5 a 5) e seguiu assim até o 11 a 10 (ninguém errou) para o Liverpool, quando Kepa isolou. Liverpool campeão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários