O Porto venceu o Benfica por 1 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa, neste sábado (7/5) e sagrou-se campeão português pela 30ª vez na sua história. O jogo, truncado boa parte do tempo e elétrico no fim, foi válido pela 33ª rodada da competição.  O resultado levou o time portista – que seria campeão com o empate – aos 88 pontos. E o gol saiu aos 48 da etapa final. Num contra-ataque puxado de maneira sensacional de Pepe (ex-Grêmio) foi do nigeriano Zaidu.

O  Sporting (que ainda joga na rodada e campeão da temporada passada), tem 79 pontos, mas só pode chegar aos 85.  Os dois se garantiram na Champions. O Benfica, por sua vez, tem 71 pontos, garantido em terceiro lugar e com vaga na Liga Europa.

Veja aqui a tabela de classificação do Campeonato Português

Otávio, do Porto (de azul), faz a marcação em cima do benfiquista Lázaro, atacante austríaco – Divulgação / Porto

Sem chance de chegar ao título, o Benfica entrou em campo para tentar evitar que o grande rival fosse celebrar o título em seus domínios. Chegou a marcar um gol anulado por milímetros no segundo tempo, mas fez um jogo pouco eficaz no ataque. Assim, festa para os cerca de 5 mil torcedores do Porto, que desde 1976 sempre fica no Top3 do Português e que tinha sido campeão pela última vez em 2019/20.  Na galeria dos campeões, o maior vencedor é o Benfica (37). Porto (agora com 30) e Sporting (19) vêm a seguir.

Primeiro tempo

A etapa inicial teve o Porto conseguindo duas boas chances: uma com o iraniano Taremi e a outra com o ex-Fluminense Evanílson. Mas o Benfica, com o recuo dos apoiadores para  ajudar na marcação, passou a anular todas as jogadas portistas e começou a buscar o ataque. Infelizmente para as Águias, o austríaco Lázaro – substituto de Everton Cebolinha, ex-Grêmio e Seleção, machucado – estava muito mal. E as ações ofensivas dependiam apenas do uruguaio Darwin Nunes, bem marcado.

Segundo tempo

Logo aos 20 segundos, Evanílson mandou uma bomba para grande defesa do grego Vlachodimos. O Benfica assimilou o susto e começou a tentar dominar as ações. Aos nove, o zagueiro argentino Otamendi deu um grande passe para Darwin Núñez, que cortou a zaga e fez um golaço. Mas o VAR marcou impedimento por 2 cm. Gol do Benfica anulado.

Nos 20 minutos finais, o jogo ficou bem aberto, com os times criando  duas ótimas chances, cada. E, aos 48, veio o gol que foi a pá de cal. O Benfica tinha um escanteio a seu favor. Mas o Porti roubou a bola e Pepê foi da sua área de defesa até a entrada da área rival em desabalada carreira. Ticou para Zaidu marcar e sair emocionado com o gol que confirmou o título.

Jogos da 33ª rodada do Campeonato Português

Sexta-feira (6/5)
Boavista 1×1 Vitória de Guimarães
Sábado (7/5)
Estoril 1×0 Moreirense
Benfica 0x1 Porto
16h30 – Portimonense x Sporting
Domingo (8/5)
11h30 – Gil Vicente x Tondela
11h30 – Vizela x Marítimo
14h – Braga x Arouca
16h30 – Santa Clara x Paços Ferreira
Segunda-feira (9/5)
16h15 – Belenenses x Famalicão

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários