O governo do Qatar restringiu muito a entrada de estrangeiros por causa do aumento de casos de Covid-19. Com isso, ficou difícil para o torcedor palmeirense comum assistir ao seu time de perto no Mundial de Clubes, que está sendo disputado no país. No momento, só terão permissão de estada os cidadãos do Kuwait, dos Emirados Árabes Unidos, da Arábia Saudita, de Omã e do Bahrein. Além deles, passageiros com autorização de residência e com identidade diplomática, cônjuges e filhos de catarenses.

 

O troféu do Mundial de Clubes que está sendo disputado no Qatar – Giuseppe Cacace / AFP

Mesmo assim, todos devem se submeter a teste de PCR para a Covid-19 ao desembarcarem ou apresentar exame negativo feito até 48 horas antes do embarque. Também estarão sujeitos a uma quarentena de sete dias.

A exceção, obviamente, é para os componentes das delegações do times que disputam o torneio e convidados dos clubes e patrocinadores. Mas todos terão que fazer o exame do coronavírus ao desembarcarem e jornalistas precisam cumprir quarentena em hotéis de Doha, capital do país, que já registrou 152,491 casos e 249 mortes.

Os moradores do Qatar poderão comprar ingressos para os jogos, mas os estádios terão sua capacidade limitada a 30%. Os torcedores deverão ficar afastados uns dos outros e usar máscara.

O Brasil também endureceu as medidas anticoronavírus. O Ministérios das Relações Exteriores informou que, ao retornarem ao Brasil, o cidadão apresente teste RT-PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque.

O ministério também recomenda que aqueles que decidam viajar ao exterior  devam prever recursos para custear testes PCR e eventuais despesas de acomodação complementares, caso a estada no país estrangeiro seja prolongada por problemas na rota aérea, eventual resultado positivo para Covid-19 ou demora na obtenção de resultado da testagem.

Segundo o ministério,  as representações diplomáticas do Brasil no exterior estão de prontidão para auxiliar o cidadão com informações sobre onde fazer o teste e como obter documentação para o retorno seguro ao país.

 

Comentários