O treinador da seleção holandesa, Louis van Gaal, revelou neste domingo (3) que está fazendo tratamento contra câncer na próstata. Ele afirmou, durante entrevista à RTL TV, que a doença se manifestou de forma agressiva. E disse também que não comentou antes sobre a situação porque não queria preocupar os jogadores.
A confirmação sobre o câncer foi feita quando o apresentador Humberto Tan perguntou se, durante as gravações do filme “Louis” (que está nos cinemas da Holanda), ele estava com câncer. Van Gaal respondeu de forma sucinta e reveladora: “Sim”.
Van Gaal disse que já foi submetido a 25 intervenções contra a doença e que saía à noite para o tratamento sem que os jogadores percebessem. Agora, ele resolveu abrir o jogo.
“Eu poderia contar ou não. Mas a doença, a morte, faz parte da vida”, disse.
Logo a notícia se espalhou pelas redes sociais.
Van Gaal voltou à ativa no ano passado, cinco anos após deixar o Manchester United (onde comandou o time em 103 partidas, conquistando a Copa da Inglaterra). Ele assinou contrato para liderar a seleção holandesa até o fim de 2022. Seu retorno oficial à seleção foi no dia 4 de agosto de 2021. Quatro dias depois, ele completou 70 anos de idade. Foi como se o retorno representasse um presente de aniversário. Van Gaal foi o treinador da “Laranja Mecânica” (apelido da seleção holandesa) entre 2000 e 2001 e também na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Comentários