-

Quando  Gabigol pisou no gramado do Maracanã, na noite desta quarta (15), no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, o atacante usou uma bandagem amarela, em vez da tradicional branca. Foi uma forma de apoiar  a campanha de  prevenção ao suicídio, o  “Setembro Amarelo”, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2014.

“É importante levar causas como essas para conhecimento de todos. Às vezes, a gente acha que isso nunca acontecerá próximo da gente, mas é um problema sério que vem afetando o povo brasileiro. Sempre que posso, e sei que minha voz chega para muitas pessoas, busco mostrar que o futebol pode sim ser um meio de informação e conscientização.”, ressaltou Gabigol, que passou em branco na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio.

Gabigol jogou contra o Grêmio com uma munhequeira amarela – Pedro Martins / Divulgação

No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.  O camisa 9 reforça a importância de buscar informação sobre o assunto e pede:

“Temos de valorizar a vida. Se você conhece alguém que esteja desenvolvendo um comportamento de risco, oriente, busque ajuda.”, completou Gabi.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários