O Palmeiras visitou o Universitário na abertura do Grupo A da Libertadores, nesta quarta-feira (21), em Lima. Deu um baile no primeiro tempo e no início da segunda etapa. Assim, abriu 2 a 0 (gols de Danilo e Raphael Veiga).  Mas se perdeu após a expulsão de um dos zagueiros, Empereur. Levou dois gols (de Gutierrez). Porém, quando nada indicava uma reação, o Verdão, na raça, conseguiu a vitória por 3 a 2  aos 49 da etapa final, gol do zagueiro reserva Renan.  Que drama!

O jogador Danilo da SE Palmeiras, - Cesar Greco
Renan e Danilo celebram o primeiro gol  – Cesar Greco

Primeiro tempo

O técnico Abel Ferreira surpreendeu na escalação, colocando três zagueiros (incluindo Empereur) e com o meio formado por Danilo, Patrick de Paula e Raphael Veiga. Como o Universitário tinha um esquema fechado (quatro dos cinco meias jogavam como volantes), logo Abel Ferreira adiantou o seu trio de meias, deixando Gustavo Gómez como falso volante.  Raphael Veiga estava inspiradíssimo atuando por todos os setores, e Danilo e Patrick chegavam toda hora na área.  De um escanteio de Veiga, Danilo fez 1 a 0. E quase fez o segundo, chutando uma na trave. Veiga perdeu ótima chance, Patrick teve duas. O curioso foi que a dupla de ataque não estava tão bem. Rony, muito marcado. E Luiz Adriano aparecendo mais ao fazer o pivô para a chegada de um dos três do meio de campo.  Um baile que merecia um placar mais dilatado (ainda teve no último lance Luan chutando no travessão).

Segundo tempo

O Palmeiras voltou bem e chegou ao segundo gol aos seis minutos num golaço de Veiga, após grande jogada de Luan e de Rony. Porém, o Universitario  conseguiu um improvável empate em três atos: 1 – Alan Empereur levou o segundo amarelo, expulso; 2 – Na falta, a foi bola levantada da área, Gutierrez aproveitou falha da marcação e marcou; 3 – Dois minutos depois, pênalti bobo de Danilo. Gutierrez bateu e marcou. Aí Abel Ferreira fez uma série de alterações que desmontaram o time. Mas o futebol é incrível. Quando o Palmeiras estava perdido em campo, aos 49, Scarpa cobrou escanteio e Renan, que estava apagado, cabeceou para o gol: 3 a 2.

UNIVERSITARIO-PER  2X3 PALMEIRAS

Data: 21/4/21 –  1ª rodada da fase de Grupos da Libertadores (Grupo A)
Local: Estádio Nacional do Peru, em Lima, Peru.

UNIVERSITÁRIO-PER: Carvallo; Corzo Federico Alonso, Quina e Valverde; Armando Alfageme, Gerson Barreto (Murrugarra. aos 44′ do 2ºT), Alberto Quintero, Hernán Novick (Guarderas, 47′ do 2ºT) e Luis Urruti; Enzo Gutierrez (Valera, aos 44′ do 2ºT). Técnico: Ángel Comizzo

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Empereur;  Marcos Rocha (Wesley, 37′ do 2ºT), Danilo, Patrick de Paula (Scarpa, aos 35′ do 2ºT), Raphael Veiga (Danilo Barbosa, aos 23′ do 2ºT) e Victor Luís (Esteves, aos 29′ do 2ºT); Wesley, Rony e Luiz Adriano (Renan, aos 23′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Danilo, aos 20′ do 1ºT (0-1), Raphael Veiga, aos 6′ do 2ºT (0-2); Gutierrez, aos 19 do 2ºT (1-2); Gutierrez, de pênalti, aos 21′ do 2ºT (2-2),  Renan, aos 49′ do 2ºT (2-3)

Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Pablo Llarena e Andres Nievas (Ambos do Uruguai)

Cartões Amarelos: Alonso, Valverde, Barreto, Quintero, Urruti (UNI), Alan Empereur, Patrick de Paula, Danilo Barbosa, Renan  e Felipe Melo*(PAL)

Cartões Vermelhos: Alan Empereur, aos 18′ do 2ºT

*Felipe Melo levou amarelo no banco de reservas

Comentários