Roberto Assaf

Gol bizarro e lampejos de 2019 dão vitória ao Flamengo

O futebol é sempre um jogo curioso – e lugar-comum – surpreendente, daí a sua eterna fantástica popularidade no planeta. O Flamengo não lembrou em momento algum aquele timinho que perdeu 11 dos 12 pontos que disputou com Atlético-GO e Ceará, e chegou a mostrar lampejos de 2019, e o Palmeiras não foi a equipe que massacrou o River Plate em Buenos Aires e o rival Corinthians na segunda-feira passada. E que está disputando três títulos.

Uma oportunidade desperdiçada por William, sem marcação, na pequena área, logo aos três minutos, e que deixaria o Palmeiras confortável, impondo seu jogo, levou o Flamengo a controlar o primeiro tempo praticamente inteiro. Mas o time carioca, na prática, só criou uma chance de verdade, aos 13 minutos, quando Gabriel quis estufar a rede, com a meta ao seu dispor, e bateu de maneira atabalhoada para fora.

Restando pouco tempo, a equipe paulista, aproveitando que o adversário diminuiu o ritmo, foi à frente, mas tomou um gol de casados x solteiros – Kuscevic mandou um chutão em cima de Luan. E a bola entrou.

É fato que a estratégia habitual do Palmeiras, a de explorar as laterais em alta velocidade, cruzando para os artilheiros, dado que William não marcou, não deu certo, e que a maior posse de bola do Flamengo, que deveria redundar em mais gols, também não ocorreu. Ficaram, assim, duas expectativas para a etapa derradeira: como o time de Abel Ferreira poderia driblar a marcação alta do Rubro-Negro, e o que o de Rogério Ceni faria para segurar, ou quem sabe, ampliar a vantagem, dado que há, no papel, um equilíbrio entre ambos.

Pois o jogo recomeçou e ficou evidente que o Palmeiras não ficaria satisfeito com o resultado. O Flamengo, mais retraído, não conseguia acertar, errando passes e os contra-ataques, e o adversário, tocando a bola, passou a dominar, e voltou a perder outra ótima chance: Gabriel Menino, livre, de frente, chutou para fora.

Aos 17, Gomes substituiu Arrascaeta, o que levou a crer que o time carioca cometeria o equívoco de jogar definitivamente para trás. O treinador português percebeu e promoveu três trocas imediatas, lançando Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Breno Lopes. Na realidade, o Flamengo teve um breve momento para decidir, mas Gustavo Henrique, fraco em qualquer posição, cabeceou sem marcação para fora. Logo depois, Pedro Acácio entrou no lugar de Raphael Veiga. Era tudo ou nada. Na briga tática, o técnico ex-goleiro também resolveu mexer, com a provável preocupação de dar fôlego ao time. O maior problema era acreditar que Vitinho possa substituir Gérson. É como trocar um Jaguar por uma Romi-Isetta.

Mas é fato que o Palmeiras, ali, já não era uma equipe obsessiva, tanto que o Flamengo se aproximava da área verde. Pois Bruno Henrique bateu, Weverson mandou para escanteio, e, na cobrança, Pedro tocou para Pepê bater cruzado, à esquerda: 2 a 0. Não havia mais nada para acontecer. Assim, se levarmos em conta que o Palmeiras perdeu dois gols em momentos cruciais, a vitória carioca acabou sendo justa.

Flávio Almeida

Posts Recentes

Na reestreia de Thiago Silva, Fluminense vence o Cuiabá e deixa a lanterna do Brasileirão

No aniversário de 122 anos, o Fluminense e sua torcida ganharam um presente importante. Na…

21 de julho de 2024

Werton se despede do Flamengo e é anunciado pelo Leixões; veja valores

O Leixões, de Portugal, oficializou a contratação de Werton neste domingo (21) através das redes…

21 de julho de 2024

Rafinha coloca empate contra Juventude na conta da arbitragem

O São Paulo não fez uma grande partida no empate sem gols diante do Juventude…

21 de julho de 2024

Viagem com affair e camisa do Neymar: Yamal curte férias após Eurocopa

Após ostentar o 'título' de melhor jogador jovem da Eurocopa 2024, Lamine Yamal escolheu a…

21 de julho de 2024

Fortaleza vence Atlético-GO e segue invicto como mandante no Brasileirão

Ninguém para o Fortaleza na Arena Castelão! A equipe de Vojvoda venceu o Atlético-GO por…

21 de julho de 2024

Bragantino, com um a menos, suporta pressão e derrota o Athletico

O Bragantino obteve uma grande vitória sobre o Athletico, neste domingo (21), em Bragança Paulista…

21 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!