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O Governo da Grã-Bretanha pode dar um duro golpe nas finanças de muitos clubes da Premier League. Um projeto de lei quer acabar definitivamente com a publicidade a casa de apostas na parte frontal das camisas. As informações são do jornal ‘Daily Mail’.

A votação do projeto deve começar a ser debatida no parlamento em março de 2022 e, caso seja aprovada, valeria apenas para a temporada 2023/2024. Além de vetar as logomarcas no espaço principal das camisas, o governo deseja também proibir a propaganda de sites de apostas nos estádios e a veiculação de anúncios na TV.

Wolverhampton é patrocinado por uma casa de apostas – Nick Potts / POOL / AFP

Atualmente, nove dos 20 clubes da Premier League são patrocinados por casa de apostas: Brentford, Burnley, Crystal Palace, Leeds, Newcastle, Southampton, Watford, West Ham e Wolverhampton, movimentando um valor agregado de 116 milhões de euros (R$ 725 milhões) por temporada. Para efeito comparativo, esse número no Campeonato Brasileiro cai para seis: Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Bahia, Fluminense e São Paulo.

Para Rick Parry, presidente da Liga Inglesa, esse projeto pode simplesmente tornar inviável a administração financeira de alguns clubes, principalmente em tempos de pandemia, quando os lucros dos clubes de futebol caíram vertiginosamente.

“A última coisa que desejamos neste momento é a restrição das fontes de receitas, porque não se pode encontrá-las da noite para o dia. Se não for o mercado das apostas, onde iremos buscar mais receitas?”, questiona Parry.

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