O Governo de Minas Gerais indiciou que vai proibir a realização de qualquer partida de futebol por, pelo menos, 15 dias. Os números do estado no Covid-19 são preocupantes, algumas cidades já estão com seus sistemas de saúde em colapso e é necessário funcionar somente o essencial, segundo as autoridades de saúde de Minas Gerais. A Federação Mineira de Futebol (FMF), no entanto, quer debater melhor o tema.

Campeonato Mineiro corre risco de paralisar por 15 dias – Divulgação / FMF

Tanto a FMF quanto o comitê de enfrentamento ao Covid-19 em Belo Horizonte têm estudos que indicam que o futebol é um ambiente seguro – ou menos perigoso – viabilizando, portanto, a prática esportiva no estado de Minas Gerais. Quem comanda a saúde estadual, todavia, reconhece que o momento é de evitar. “A Onda Roxa são todas as regiões e municípios. Nenhum jogo poderá ocorrer”, explicou o secretário Fábio Baccheretti.

De qualquer maneira, na tarde desta terça-feira (16), a FMF terá uma reunião com o comitê de enfrentamento ao Covid-19 em Minas Gerais para tentar reverter a decisão. A ideia é apresentar estudos que comprovem que o futebol é um ambiente mais seguro para a realização dos jogos.

Vale ressaltar que o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Baccheretti se mostrou aberto a dialogar com todas as federações e entender a situação.

A Confederação Brasileira de Futebol já marcou jogos da Copa do Brasil para Minas Gerais e a Federação Paulista de Futebol mandou o jogo entre Palmeiras e São Bento para o Independência, nesta quarta-feira. Se vão acontecer cabe agora ao Governo do Estado a liberação ou não.

Comentários