A novela entre o Maracanã, a dupla Fla-Flu e o Vasco parece mesmo longe de terminar. E, nesta terça-feira (25), ela ganhou mais um capítulo. O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou a renovação da cessão provisória do estádio a rubro-negros e tricolores. O contrato vigente tem validade até o fim desta terça, mas um novo Termo de Permissão de Uso (TPU) deve aparecer no Diário Oficial da União nesta quarta.
O imbróglio entre as partes é longo. Com a licitação do Maracanã ainda sem data definida, Flamengo e Fluminense têm assumido a gestão do estádio provisoriamente. Mas o Vasco também já demonstrou interesse em administrar o estádio e participar desta licitação. Por outro lado, as diretorias de Fla e Flu não estão dispostas a abrir mão, o que vem gerando diversas polêmicas entre os dois lados da disputa.
Desde 2022, o Cruz-Maltino vem tentando participar do processo de licitação. A marcação do jogo contra o Palmeiras, no último fim de semana, foi vista como um passo no sentido de provar que o clube é capaz de gerir o estádio. Por outro lado, as diretorias de Fla e Flu criticam o Vasco, a quem acusam de querer causar ‘prejuízos e transtornos’. Já os vascaínos contra-atacaram, citando a falta de um chamamento público pela licitação e criticando a demora do Governo em agir.
Vasco acredita em reviravolta na Justiça
Entretanto, o Vasco ainda acredita que pode mudar o rumo do caso. O clube entrou com uma ação judicial pedindo para que haja concorrência pelo TPU, apontando assim que também pretende administrar o estádio, mesmo que provisoriamente, até a licitação. Mas, nesta segunda-feira (24), o juiz Marcelo Alvarenga Leite, que julgava o caso, julgou não ser competente para tal e redistribuiu o processo.
O juiz apontou que o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, deve participar do processo. Entretanto, como ele passa a contar com um membro do governo estadual envolvido, deverá correr no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso segue em aberto e poderá ter novidades até o fim desta semana.
Se a sentença for favorável ao Vasco, a nova cessão provisória à dupla Fla-Flu pelo Maracanã perde sua validade. Dessa forma, a batalha judicial fica ainda maior e o estádio deverá ser administrado provisoriamente por um grupo determinado pela Justiça, até que o processo entre os clubes termine e a licitação definitiva aconteça.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários