Após exatos três anos, os quatro grandes do estado de São Paulo venceram os seus respectivos jogos na mesma rodada do Campeonato Brasileiro. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos triunfaram na 31° rodada do torneio de pontos corridos neste meio de semana e reforçaram a crescente do futebol paulista nos últimos anos.
A última vez que este feito aconteceu, foi entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2020. Na ocasião, o Corinthians derrotou o Internacional por 1 a 0 na Neo Química Arena. O São Paulo goleou o Flamengo por 4 a 1 no Maracanã. O Santos venceu o Bahia por 3 a 1 na Vila Belmiro. Por fim, o Palmeiras derrotou o Atlético-MG por 3 a 0 no Allianz Parque.
Já nesta rodada de meio semana, pelo Brasileirão de 2023, nos mesmos dias de três anos atrás, os quatro voltaram a vencer na mesma rodada. O Timão venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0 na Neo Química Arena. O Santos bateu o Flamengo por 2 a 1, no Mané Garrincha. Enquanto isso, o Palmeiras fazia uma virada histórica em cima do Botafogo por 4 a 3. Por fim, o São Paulo bateu nesta quinta-feira o Cruzeiro por 1 a 0, no Morumbi.
Estado de São Paulo retoma força que era tradicional
Os resultados mostram a retomada da força dos paulistas, que era comum desde a década passada, mas que nos últimos anos, apenas o Palmeiras estava brigando na frente pelas competições.
O Verdão, inclusive, venceu a Supercopa do Brasil em 2023, ao bater o Flamengo por 4 a 3, no Mané Garrincha. E agora se coloca como postulante para brigar pelo título brasileiro, onde outro carioca, o Botafogo, lidera a competição no momento.
O São Paulo, por sua vez, conseguiu encerrar um longo jejum e conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil. Aliás, o Tricolor Paulista bateu também o Flamengo na grande final. Além disso, o time de Dorival Júnior é o único brasileiro, até aqui, classificado para a Libertadores de 2024.
O Corinthians não fez uma grande temporada, mas segue postulante a uma vaga na próxima Libertadores. Mesmo brigando contra o rebaixamento por quase todo o Brasileirão, o Timão está a apenas 10 pontos do Flamengo, que abre o G-6 neste momento. Com mais 21 pontos em disputa, o Alvinegro não descarta uma arrancada. Além disso, vale ressaltar que o clube do Parque São Jorge também foi semifinalista da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Por fim, o Santos, também não fez grande temporada e passou boa parte da competição no Z-4. Contudo, desde a chegada de Marcelo Fernandes, conseguiu bater de frente com as equipes do G-6, como Flamengo, Grêmio e Palmeiras e sonha com uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Paulistas são os maiores campeões do Brasil
Além disso, os paulistas mostram supremacia nas competições nacionais e internacionais. Por exemplo, no Campeonato Brasileiro, o estado de São Paulo, junto, conquistou 32 títulos, seguido pelo Rio de Janeiro, que possui 18 taças e Minas Gerais com 7.
Já na Copa do Brasil, os paulistas ostentam 11 taças da competição, muito por conta do interior do estado. Afinal, além de Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo conquistarem a taça, Santo André e Paulista também tem um título. Na segunda posição vem Minas Gerais com 8 e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul empatados em terceiro com 6.
Se sairmos do Brasil, o estado de São Paulo segue predominante. Afinal, os paulistas somados, possuem 29 títulos internacionais, sendo 12 apenas do São Paulo. O segundo colocado é o Rio Grande do Sul, com 13 conquistas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 12 taças.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Comentários