O Grêmio acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta dos cantos homofóbicos da torcida do Cruzeiro na partida do último domingo. Nesta segunda-feira, o clube gaúcho anunciou que encaminhou à Procuradoria do STJD uma Notícia de Infração Disciplinar Desportiva pedindo uma punição ao clube mineiro pelos gritos na partida vencida pela Raposa por 1 a 0, no Independência, pela Série B.

Vice do Grêmio fala sobre cantos homofóbicos da torcida do Cruzeiro: ‘Não vai acontecer nada’

Torcida do Cruzeiro compareceu em bom número ao Independência no domingo – Staff Images

“O Grêmio comunica que enviou Notícia de Infração Disciplinar à Procuradoria de Justiça Desportiva do STJD em função dos cânticos homofóbicos proferidos por parte da torcida do Cruzeiro, domingo. Aguardamos a devida punição aos atos para que casos como este não mais se repitam”, publicou o clube no Twitter, antes de completar sobre os atos de violência que aconteceram fora do estádio:

“Lamentamos, também, os atos de violência ao ônibus da nossa torcida, nas imediações do Estádio Independência. Ações como estas não podem mais ser toleradas em um ambiente que deveria ser apenas de paz, união e alegria”.

No próprio domingo, o Cruzeiro repudiou os cantos homofóbicos da torcida, que não foram registrados na súmula pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza.

Caso a Procuradoria do STJS ofereça denúncia, o Cruzeiro pode se enquadrado no artigo 243-G, que fala sobre “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A pena previsa é multa de R$ 100 a R$ 100 mil reais. O regulamento prevê a possibilidade da perda de pontos caso o ato seja praticado simultaneamente por um grupo considerável de pessoas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários