O Grêmio está eliminado da Copa Libertadores da América. Com um jogador a menos desde a metade do segundo tempo (Maicon expulso), Tricolor perde por 2 a 1 para o Independiente Del Valle na Arena, mesmo placar do jogo de ida, e deixa a competição mais importante do continente com placar agregado por 4 a 2. Christian Ortiz, com dois golaços para o time equatoriano, foi o grande destaque da partida e algoz do clube gaúcho, enquanto Jean Pyerre, com boa atuação na primeira etapa, foi o responsável pelo gol tricolor.

Com a eliminação precoce na Libertadores, o Grêmio fica apenas com a vaga para a Copa Sul-Americana, algo que não estava nos planos da diretoria tricolor. O Independiente Del Valle por sua vez, conquistou um grande resultado contra um tricampeão da Libertadores e garantiu a classificação para o grupo do Palmeiras.

Jean Pyerre foi o melhor jogador do Grêmio em campo na derrota por 2 a 1 para o Independiente Del Valle – Divulgação/Grêmio

 

O jogo

 

O Grêmio não conseguiu impor aquela pressão inicial e quase viu o time equatoriano abrir o placar em lance de bola parada. No decorrer do jogo o Tricolor passou a sair em velocidade e também criou chances de inaugurar o marcador, principalmente após uma cobrança de escanteio de Jean Pyerre. Aos 14 minutos, o Grêmio chegou a balançar a rede, mas o bandeirinha marcou impedimento de Ferreirinha no ataque tricolor e mesmo sem a utilização do VAR nesta fase da Libertadores, o gol foi bem anulado. Com a pressão gremista, Jean Pyerre acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar aos 22 minutos. Com o gol sofrido, o Del Valle precisou sair mais para o ataque, mas não criou situações de perigo para a zaga tricolor. O experiente Maicon ainda desperdiçou uma grande oportunidade cara a cara com o goleiro adversário, e foi fominha em um momento em que poderia ter passado a bola para um companheiro melhor posicionado para ampliar o marcador. Pouco tempo depois, Ferreirinha perdeu outra grande chance de frente para o goleiro e quem não faz… leva. No último lance do primeiro tempo, o time equatoriano chegou ao gol de empate com Christian Ortiz em linda cobrança de falta.

Na volta do intervalo, o Del Valle esteve com outra postura e buscou a virada para dar mais tranquilidade para a equipe equatoriana na partida. O Grêmio não conseguiu se impor e teve dificuldades de entrar na partida. Na primeira oportunidade do Tricolor na segunda etapa, Jean Pyerre colocou Diego Souza cara a cara com o goleiro, mas o experiente meia-atacante tentou encobrir o goleiro e a bola saiu para a linha de fundo. Para complicar ainda mais a vida do Grêmio, Maicon levou o segundo amarelo e deixou o Tricolor com um jogador a menos. Pouco tempo depois, Christian Ortiz novamente, virou a partida para o Del Valle, que seguiu com o domínio do jogo e obrigou o goleiro Brenno a fazer boas defesas para evitar uma derrota ainda mais dolorosa. O Grêmio fez algumas alterações para tentar diminuir o prejuízo, mas sem muita efetividade e o placar finai foi o mesmo da partida de ida, 2 a 1 para o Independiente Del Valle, classificado para a fase de grupos da Libertadores.

Autor dos dois gols do Independiente Del Valle, Christian Ortiz foi o grande destaque da partida – Divulgação/Independiente Del Valle

Comentários