Futebol Brasil

Grêmio volta a vencer e impõe primeira derrota ao Flamengo na era Tite

No reencontro de Tite com o Grêmio, a equipe gaúcha derrotou o Flamengo por 3 a 2, de virada, pelo Campeonato Brasileiro. Em Porto Alegre, o time carioca abriu o placar com Everton Cebolinha, com a lei do ex, ainda no primeiro tempo. No entanto, Ferreirinha, Nathan Fernandes e André estufaram a rede do goleiro Rossi e garantiram a vitória do Tricolor depois de três derrotas consecutivas. No fim, Luiz Araújo, de cabeça, ainda descontou para os visitantes, mas já era tarde.

Com o resultado, o Rubro-Negro estacionou nos 50 pontos e perdeu a chance de ultrapassar o Red Bull Bragantino, que perdeu para o Atlético-MG, na 29ª rodada da competição. O time também caiu para a quarta colocação, visto que o Palmeiras igualou sua pontuação, mas leva vantagem no critério de desempate. Já o Grêmio se recuperou na competição nacional e chegou aos 47 pontos, se mantendo no G6.

Grêmio vence o Flamengo, de virada, na arena, e segue no G6 do Campeonato Brasileiro – Reprodução/TV Globo

Sem direção

Mesmo fora de casa, foi o Flamengo quem iniciou o duelo com mais ímpeto ofensivo. Em chegada forte pela direita, Arrascaeta encontrou Gerson na área, mas o meio-campista mandou por cima. O camisa 14 voltou a ser perigoso e numa cobrança de falta rasteira, obrigou Grando a espalmar para o lado. Na área, como elemento surpresa, Gerson voltou a finalizar, entretanto pecou na direção. Do outro lado, o Grêmio apostou na bola aérea, mas pouco levou perigo à meta de Rossi.

Lei do ex

Aposta de Tite entre os titulares, Everton Cebolinha é um velho conhecido do treinador, já que se destacou sob seu comando na Copa América de 2019. Na primeira chance em que o atacante teve para entrar em velocidade, passou por Geromel e ganhou a dividida de Villasanti. Na área, só teve o trabalho de tirar Grando da jogada e abrir o placar.

Quinteto de 2019

Com mais liberdade na etapa final, o Flamengo comandou as ações e, naturalmente, levou perigo ao gol gaúcho. Na melhor chance, Pablo aproveitou um escanteio e cabeceou no canto para Grando afastar o perigo. Tite, então, decidiu colocar Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique em campo, formando ao lado de Arrascaeta e Gerson o quinteto que conquistou títulos em 2019.

Virada tricolor

Com as mexidas de Renato Gaúcho, o Grêmio voltou a ser competitivo na partida. Mais ousado, o Tricolor chegou ao empate com Ferreira, que se aproveitou do erro de Bruno Henrique para tabelar com Villasanti e entrar na área. O jogador só teve o trabalho de tirar Rossi de jogada para estufar a rede. Esse foi o milésimo gol do clube gaúcho na história do Campeonato Brasileiro. Cinco minutos depois, o jovem Nathan Fernandes teve oportunismo ao receber a bola e bater no canto do arqueiro rubro-negro. Ao levar a loucura à Arena, André soltou uma bomba para fazer o terceiro e encaminhar o triunfo.

Último suspiro

No fim, Luiz Araújo, que entrou no segundo tempo, descontou para o Flamengo. O atacante aproveitou uma falta cobrada por Everton Ribeiro e cabeceou no canto de Gabriel Grando. Nos minutos finais, o Rubro-Negro não conseguiu mais levar perigo à meta gaúcha e saiu de campo com a primeira derrota da era Tite.

E agora?

Na próxima rodada, o Grêmio volta a campo para medir forças com o lanterna América-MG, sábado (28), às 19h (de Brasília), no Independência. O Flamengo, por sua vez, não atuará no final de semana, pois o duelo com o Red Bull Bragantino foi adiado. A CBF optou por mudar a data do confronto, pois o Maracanã já está reservado para a Conmebol, que prepara o estádio para a final da Libertadores. Nesse sentido, o Rubro-Negro terá uma semana de preparação para o jogo com o Santos, marcado para dia 1, às 20h, no Mané Garrincha.

GRÊMIO 3 X 2 FLAMENGO

29ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 25/10/2023 às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio (RS)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Alves, Pedro Geromel, Kannemann (Cristaldo 22’/2ºT – Bruno Uvini 50’/2ºT); João Pedro, Villasanti, Pepê, Reinaldo. Lucas Besozzi, (Ferreira – intervalo) João Pedro Galvão (André 23’/2ºT) , Everton Galdino (Nathan Fernandes 22’/2T). Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Pablo (Matheuzinho 38’/2ºT), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Everton Ribeiro – no intervalo), Thiago Maia, Gerson; Arrascaeta (Luiz Araújo 38’/2ºT), Everton Cebolinha (Bruno Henrique 22’/2ºT) e Pedro (Gabigol 22’/2ºT). Técnico: Tite
Gols: Everton Cebolinha 41’/1ºT (0-1); Ferreira 30’/2ºT (1-1); Nathan Fernandes 35’/2ºT (2-1); André 40’/2ºT (3-1); Luiz Araújo 43’/2ºT (3-2)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartão Amarelo: Kannemann, Geromel e Ferreira (GRE) / Erick Pulgar, Léo Pereira e Everton Ribeiro (FLA)
Cartão Vermelho:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Felipe Melo

Posts Recentes

Fluminense terá que quebrar jejum diante do Grêmio para reagir no Brasileirão

O primeiro semestre se encerra no próximo domingo (30), e o Fluminense não consegue engrenar…

29 de junho de 2024

Emocionado, Dorival comenta a morte de seu tio, o grande Dudu

Logo após a goleada do Brasil sobre o Paraguai, por 4 a 1, nesta sexta-feira…

29 de junho de 2024

Dorival Júnior vê Brasil comprometido e elogia Vini Jr

Após o fim da partida desta sexta-feira (28), o técnico Dorival Júnior, mesmo emocionado pela…

29 de junho de 2024

Paquetá destaca vitória do Brasil e explica erro em pênalti

Lucas Paquetá mostrou personalidade e, mesmo após errar pênalti no primeiro tempo da vitória do…

29 de junho de 2024

Vini Jr critica Conmebol após vitória do Brasil

Destaque da vitória do Brasil por 4 a 1 sobre o Paraguai, nesta sexta-feira, o…

29 de junho de 2024

Em meio à crise no Corinthians, gerente financeiro pede desligamento

Em meio à crise que vive nas últimas semanas, o Corinthians teve uma baixa fora…

29 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!