A terceira rodada do Grupo G das Eliminatórias da Europa para a Copa de 2022 teve três jogos nesta terça-feira. Uma goleada era esperada: a Holanda, fora de casa, fez 7 a 0 na fraca seleção de Gibraltar. Em Istambul, uma grande surpresa, a Turquia perdeu a sua campanha 100% ao ficar no 3 a 3 contra a frágil Letônia. Em Montenegro, a Noruega fez bonito e derrotou a seleção local por 1 a 0.

A Turquia se mantém na liderança, com sete pontos. Porém, um ponto atrás aparecem três rivais: Holanda, Noruega e Montenegro.

Fjodorovs  leva a Letônia ao ataque e  Çalhanoglu (10) observa –  Ozan KOSE / AFP)

Gibraltar 0x7 Holanda

Como esperado, Gibraltar não foi páreo para a Holanda. Chegou a segurar o rival no primeiro tempo (1 a 0, gol de Berghuis). Porém, na etapa final, os holandeses deslancharam com três gols de seus astros entre os dez e 16 minutos: De Jong (Barcelona/ESP), Depay (Lyon/FRA) e Wijnaldum (Liverpool/ING). Mais tarde, Malen (PSV) ampliou. Já nos últimos minutos, de Beek (Manchester United/ING) e Depay fecharam a goleada. A Holanda vai aos seis pontos, dividindo o segundo lugar com Montenegro e Noruega. Gibraltar não pontuou.

Turquia 3×3 Letônia

Os turcos começaram com tudo, fazendo 2 a 0 em chutes de fora da área, gols de Karaman (Fortuna/ALE) e Çalhanoglou (Milan/ITA). A Letônia diminuiu ainda no primeiro tempo, com Salanvieks (RFS). Na etapa final, o gol de pênalti de Ylmaz (Lille/FRA) logo aos cinco minutos deu a entender que a vitória turca estava encaminhada. Mas a Letônia foi para cima, voltou ao jogo com Uldricks (Sion/SUI) e, aos 35, empatou com Ikaunieks (Liepaja). Um resultado surpreendente.

Montenegro 0x1 Noruega

A Noruega teve um excelente resultado, vencendo Montenegro fora de casa por 1 a 0 e embolando no segundo lugar do grupo com os mesmos seis pontos de Holanda e Montenegro. Mas o goleador-sensação Haaland (destaque do Borussia Dortmund, da Alemanha) segue em jejum. Nestas três rodadas, não fez um gol sequer. O salvador da pátria foi o outro destaque da seleção, o atacante Soerloth (RB Leipzig/ALE), escorando cruzamento da esquerda, aos 35 minutos do primeiro tempo.

Classificação

1º Turquia, 7
2º Holanda, Noruega e Montenegro, 6
5º Letônia, 1
6º Gibraltar, zero

Comentários