O Guarani deu adeus ao sonho de voltar à elite do Brasileirão. Afinal, na tarde deste domingo (19/11), no Brinco de Ouro, em Campinas, frustrou a sua torcida ao perder por 3 a 2 para o lanterna ABC, pela penúltima rodada da Série B. O ABC saiu na frente com um gol aos 20 segundos, de Maycon Douglas. Ainda no primeiro tempo, Iago Santos fez um golaço empatando. Na etapa final, Welliton recolocou o time potiguar na frente, mas um gol contra de Alex Silva deixou tudo igual. Entretanto, como apenas a vitória manteria o Guarani com alguma chance de acesso, o Bugre  foi para cima e levou o terceiro no último ataque do jogo,  com Anderson Cordeiro.

O resultado levou Guarani aos 58 pontos. No momento, Vitória e Criciúma já garantiram acesso. Assim, restam duas vagas e seis times estão na briga: Juventude (62 pontos), Vila Nova (61), Atlético-GO (61), Novorizontino (60), Mirassol (60) e Sport (60). O Guarani, com  57, está fora. O ABC, com 25 pontos, segue em último.

Veja aqui a tabela de classificação da Série B do Brasileiro

Michael, goleiro do ABC, encaixa a bola e evita um ataque do Guarani – Foto: Thomaz Marostegan/GuaraniFC

Chuva, campo pesado e ABC na frente

As coisas não começaram bem para o Guarani. Debaixo de forte chuva e com o campo pesadíssimo, o time não conseguiu fazer a bola rolar. E, para complicar, levou um gol logo na saída, aos 20 segundos. Maycon Douglas recebeu de Matheus Anjos, aproveitou a falha de marcação do zagueiro Lucão e mandou pra rede, fazendo ABC 1 a 0.  Assim, o Guarani se lançou ao ataque e quase empatou aos sete, com Alan Santos, mas tinha dificuldade em criar as jogadas. Além disso, parava nas muitas faltas do ABC (teve três amarelados antes dos 20 minutos).

O Bugre passou a tentar chuveirinhos e ligações diretas, já que a bola não corria no campo encharcado. Dessa maneira, aos 32, num lançamento da defesa, veio o empate. Derek e Gustavo França fizeram a bola chegar até Iago Santos, que arriscou de fora da área. O chute morreu no ângulo do goleiro Michael. Iago quase virou ainda no primeiro tempo. Mas demorou para chutar depois que ficou com uma sobra e deu tempo para Michael salvar.

Guarani eliminado

O Guarani seguiu com maior volume. Mas a zaga dava mole. Aos seis, Derek perdeu no mieo de campo e o ABC ligou o contra-ataque pela esquerda com Welliton. Lucão mais uma vez falhou e o atacante recolocou o ABC na frente. Aí bateu o desespero, o Guarani foi com tudo, de um jeito atabalhoado e com a torcida pressionando muito. Mesmo nervoso, chegou ao empate, aos 26, num gol na marra: Derek foi ao fundo pela direita e cruzou. O zagueiro Alex Silva tentou cortar e fez contra.

Só que o 2 a 2 não bastava. Era vencer ou dar adeus ao sonho de acesso. O técnico Umberto Louzer encheu o time de atacantes na reta final. Mas a virada não veio. E o pior: deu novo mole. Cobrou um escanteio no ataque que virou contra-ataque para Anderson Cordeiro disparar e fazer 3 a 2 para o ABC. Nem teve saída de bola.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários