O dia 16 de maio de 2021 se tornou especial para o torcedor palmeirense. Há exatamente dois anos atrás, o Verdão anunciava o retorno do atacante Dudu, que estava emprestado ao Al Duhail, do Qatar. O clube do Oriente Médio não cumpriu o acordo de compra, e o ídolo alviverde voltou para cravar ainda mais o seu nome na história.

Dudu deixou o Verdão em meados de 2020 após conquistar três títulos. Ele venceu a Copa do Brasil em 2015, além do Brasileirão em 2016 e 2018. Além disso, o atacante era visto como um símbolo dentro de campo, em um momento onde o Palmeiras renascia no cenário do futebol brasileiro.

Há dois anos, Dudu retornava ao Palmeiras – Cesar Greco/Palmeiras

Afinal, o Alviverde conviveu com anos de ostracismo, dívidas e até um segundo rebaixamento em sua história. Contudo, o patamar do clube acabou mudando após a chegada da patrocinadora Crefisa, que investiu um significativo dinheiro no Palmeiras. Entre estes investimentos, o principal deles foi a chegada de Dudu.

Polêmica faz Dudu deixar o Palmeiras

Com uma passagem de sucesso, o atacante não tinha motivos para deixar a Academia tão cedo. Entretanto, o nome do jogador acabou sendo envolvido em uma grande polêmica.

Em junho de 2020, Mallu Ohanna, ex-esposa do atacante, abriu um Boletim de Ocorrência no qual acusou Dudu de agressão. O jogador negou as acusações, e o caso foi parar na Polícia.

Mallu relatou ter sido agredida pelo jogador (com socos na cabeça, na região do peito e puxões de cabelo) ao encontrá-lo na garagem do imóvel em que ela mora. Após um tempo de investigação, a Polícia Federal inocentou o atleta das acusações. Contudo, a pressão sobre a história se tornou tão grande que Dudu pediu para deixar o Brasil naquele momento.

Atacante deixou o Palmeiras e foi jogar no Oriente Médio – Divulgação/DuhailSC.com

Dudu, já naquela época, era considerado um ídolo palmeirense. Aliás, em sua saída, já se falava até em uma preocupação sobre como seria o Palmeiras sem o seu grande craque dos últimos anos, tamanha a dependência.

Palmeiras inicia “era Abel Ferreira”

Sem Dudu, o Palmeiras foi passando por algumas reformulações, até a contratação do técnico Abel Ferreira. O treinador português mudou o patamar da equipe e, logo na sua primeira temporada no comando do Verdão, conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores.

Com um time consolidado e demonstrando um grande futebol, o Alviverde mostrava ser o grande time a ser batido na América do Sul. Contudo, o torcedor palmeirense se questionou como seria essa equipe vistosa de Abel Ferreira, com a presença do atacante ídolo do clube.

Abel Ferreira, Palmeiras
Palmeiras inicia era Abel Ferreira sem Dudu – Cesar Greco/Palmeiras

Dudu se transferiu por empréstimo ao Al Duhail, time do Qatar. Após o período estabelecido em seu contrato, o clube do Oriente Médio não realizou o acordo de compra e o retorno do camisa 7 estava cada vez mais próximo.

Assim, no dia 16 de maio de 2021, Dudu retornou ao Palmeiras para fazer parte da terceira Academia. Claro que o jogador precisou de um tempo para se readaptar, principalmente ao esquema de Abel Ferreira. Contudo, o jogador viu um cenário totalmente diferente de sua primeira passagem. Ele não tinha o completo protagonismo da equipe.

Dudu volta para conquistar o título que faltava

É verdade que o jogador já tinha seu nome cravado na história do Palmeiras, mas ainda faltava um título em especial para conquistar: a Libertadores. Em 2020, o Verdão conseguiu o tão sonhado bicampeonato da américa, mas Dudu não esteve presente no plantel.

Em seu retorno, o Palmeiras aparecia como um dos favoritos para conquistar a competição e vinha fazendo uma grande campanha. E o favoritismo prevaleceu. O Verdão chegou novamente à final do torneio mais importante do continente. E conquistou o tricampeonato, em Montevidéu, ao bater o Flamengo na grande decisão.

Palmeiras e Dudu conquistam a Libertadores – Buda Mendes/Getty Images

Depois de conquistar a América, Palmeiras e Dudu deslancharam na conquista de títulos. O Verdão venceu a Recopa (2022), Paulistão (2022 e 2023), Brasileirão (2022) e Supercopa (2023). O atacante soma 11 títulos no Alviverde, um a menos que Ademir da Guia e Junqueira, que lideram o ranking com 12 taças

E o relacionamento entre Palmeiras e Dudu aparenta estar longe de ter um fim. Ele tem contrato com o clube até 2025, com possibilidade de estender por mais um ano. Com isso, o que todos querem é que o atacante siga dando alegria ao clube, assim como o Verdão alegra o jogador.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários