Janderson já marcou gols na ausência de Tiquinho Soares
Janderson já marcou gols na ausência de Tiquinho Soares - Foto: Vitor Silva/Botafogo

A lesão no joelho de Tiquinho Soares gerou apreensão nos torcedores. Afinal, serão cerca de cinco semanas sem a presença do artilheiro. Porém, os números do Botafogo na ausência de seu camisa 9 são positivos, ainda que não estejam no nível geral do segundo semestre. O Jogada10, dessa forma, levantou todos os jogos em que o Glorioso não contou com sua referência.

Considerando apenas a sequência embalada após o Campeonato Carioca, são no total 30 partidas. Em apenas cinco delas, Tiquinho não entrou em campo. Foram três vitórias e dois empates, portanto, com 60% de aproveitamento. Ou seja, as duas derrotas neste período tiveram, sim, a participação do centroavante. Nestes 450 minutos, o Botafogo marcou sete gols (um a cada 64 minutos). Os autores, por sinal, foram Janderson (dois), Luis Henrique (dois), Júnior Santos, Matheus Nascimento (um) e Carlos Alberto (um) – todos atacantes, curiosamente.

Jogos do Botafogo sem Tiquinho:

Botafogo 2 x 0 Ypiranga – GOLS: Matheus Nascimento e Janderson
Botafogo 2 x 0 América-MG – GOLS: Júnior Santos e Luis Henrique
LDU-EQU 0 x 0 Botafogo
Patronato 0 x 2 Botafogo GOLS: Carlos Alberto e Janderson
Botafogo 1 x 1 Patronato-ARG – GOL: Luis Henrique

E quem o substituiu?

As principais alternativas para substituí-lo, como vem sendo até aqui, são os centroavantes Janderson e Matheus Nascimento. O jovem de 19 anos, contudo, está na Europa em tour pelos clubes de John Textor e só deve estar disponível a partir do fim de semana. Com isso, é possível que o técnico Bruno Lage use Carlos Alberto, Júnior Santos ou Eduardo como “falso 9”, alterando as peças de ataque.

Janderson já marcou gols na ausência de Tiquinho Soares – Foto: Vitor Silva/Botafogo

“Trabalhar bastante e focar no meu objetivo, vou calar a boca de muitos“, desabafou Janderson, no Twitter, após ler críticas sobre não estar no nível do companheiro, apesar do produtivo mês de julho que teve.

Além destes jogos, Tiquinho também não começou entre os 11 contra o Guaraní, no Nilton Santos, na partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana. O ataque, aliás, foi bastante improdutivo, mas, com sua entrada, o desempenho melhorou, mais chances foram criadas e o Botafogo marcou duas vezes, virando o placar através do camisa 9, de pênalti, aos 44 minutos do segundo tempo.

Na volta, nesta quarta, será o primeiro jogo do desfalque da fera por lesão. A partir daí, Tiquinho seguirá como ausência por ao menos quatro duelos do Brasileirão até o fim do mês. E, em caso de classificação, provavelmente vai perder as quartas de final.

A SAF até ligou o alerta para ir ao mercado contratar um novo centroavante, com receio de que a lesão fosse tirar o artilheiro dos gramados por cerca de dois meses ou mais. Porém, isso não deve ocorrer e o substituto deve ser mesmo caseiro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários