Apesar de ter conquistado uma única vez a Copa do Brasil, o Vasco é um dos clubes com mais história na competição. Mas vem sofrendo num recorte recente. Especialmente, como o Jogada10 mostra, em jogos na condição de mandante.

Diante do jogo desta quinta-feira (7), frente ao Água Santa, pela segunda fase do torneio nacional, o J10 abriu o túnel do tempo e buscou as últimas aparições do time da Colina atuando sob essa condição. O histórico recente desanima: o Vasco não sabe o que é vencer em casa desde 2020.

LEIA MAIS: Vasco faz proposta pelo volante Marlon Freitas, do Botafogo

Em suma, são cinco partidas seguidas sem vitórias. Derrotas para Goiás (1 a 0, em 2020) e São Paulo (2 a 1, em 2021), além de empates contra Botafogo (0 a 0, em 2020), Boavista (1 a 1, em 2021) e ABC (0 a 0, em 2023). Este último, aliás, rendeu eliminação ao time carioca nos pênaltis.

O último triunfo se deu em 2020, pela segunda fase, contra o próprio ABC. O jogo, porém, foi no Maracanã. Em São Januário, a última vitória foi por 2 a 1 sobre o Santos, na quarta fase, em 2019. A vitória, no entanto, foi insuficiente e o time santista avançou.

Última vitória do Vasco em São Januário pela Copa do Brasil foi contra o Santos, em 2019 – Foto: Ivan Storti/Santos FC

Motivos para ser otimista

Mas calma, torcedor! Há motivos para sorrir. Antes da derrota por 1 a 0 para o Goiás, na terceira fase de 2020, o Vasco emplacava sequência ABSURDA invicta: não perdia há 13 anos, ou, em outros números, 37 jogos. Foram 22 vitórias e 15 empates no período.

Além do mais, três dos cinco jogos citados acima foram sem torcida. Os jogos foram no período de pandemia da Covid-19, com o Cruz-Maltino jogando com estádio vazio contra Botafogo, Boavista e São Paulo.

O jogo contra o Goiás, aliás, marcou a última peleja em solo brasileiro antes do futebol ser paralisado por conta da pandemia. E a derrota não afetou tanto o time, que conseguiu vencer a volta em Goiânia e avançar nos pênaltis.

E para a partida contra o Água Santa, a ser disputada às 20h (de Brasília), haverá casa cheia. Isso porque os 20 mil ingressos colocados à venda foram esgotados pelo torcedor. Será que o Caldeirão de São Januário vai ferver?

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários