Vasco

Fã do Brasil, fracasso e bom de vestiário: quem é Emiliano, a nova voz do Vasco

Uma voz firme e um discurso motivacional dominaram o dia a dia recente do Vasco. E não são do técnico Ramón Díaz ou do veterano Gary Medel. E sim de Emiliano, filho e auxiliar do técnico argentino, que em pouco tempo se tornou uma figura respeitada pelos jogadores e que viralizou nas redes sociais. Seu último post, que diz “se eles querem que desistamos, vão ter que matar todos nós”, sobre o gol mal anulado contra o Palmeiras, vem sendo replicado e serviu, aliás, para a luta na Justiça pela reabertura de São Januário.

Mas, afinal, quem é o hermano? O Jogada10 preparou um perfil sobre a vida e a carreira do ex-meia, que foi lançado pelo pai, mas não vingou e admitiu não ter brilhado nos gramados por falta de talento com bola no pé.

Aos 40 anos, Emiliano Díaz se aposentou dos gramados em 2011 e, portanto, já trabalha à beira do campo há mais de uma década. Nascido na Itália, na época em que Ramón era atacante do Napoli, fez a base no River Plate e estreou sob o comando do pai em 2002, ao entrar no segundo tempo de uma partida no lugar de Eduardo Coudet, hoje técnico do Inter. Mas a passagem pelo clube do coração não durou.

APOSENTADORIA PRECOCE

Dessa forma, rodou por equipes como Talleres e Defensa y Justicia, mas só fez mais de 20 jogos no Deportivo Colonia, da Segunda Divisão do Uruguai. Emiliano, então, decidiu se preparar para acompanhar o pai com a prancheta e pendurou as chuteiras, precocemente, aos 28 anos. Bastante consciente de suas limitações, confessou que não tinha nível suficiente para atuar na elite.

Emiliano em 2002, quando começou no River e era comandado pelo pai – Foto: Reprodução/Instagram

“Não estava à altura dos clubes onde pude jogar. Ao menos, no River e no San Lorenzo, não. Tinha outro nível, em um clube menor. No profissional não fui o profissional que sou agora e nesse nível você paga por isso”, disse, em entrevista ao portal ‘Infobae’, na Argentina.

Como auxiliar de Ramón, conquistou títulos no Al Hilal e no River Plate. Teve, ainda, uma passagem pela seleção do Paraguai, onde acrescentaram a semifinal da Copa América de 2015 ao currículo. A admiração pelo pai sempre esteve presente pelas declarações e posts no Instagram. Na última quinta, por sinal, o pai completou 64 anos, e Emiliano fez questão de festejar. Ele o chama de “grande bomber”, por conta da fama de artilheiro do ex-jogador da seleção argentina, que fez quase 300 gols na carreira.

IDOLATRIA POR ADRIANO IMPERADOR

Outro ídolo de Emiliano é Adriano. A partir do Imperador, vem seu primeiro laço mais forte com o Brasil. Afinal, decidiu homenagear o ex-atacante batizando seu filho com o mesmo nome. Quando ganhou uma camisa do Athletico-PR, último clube de Adriano, fez um post em português para agradecer o presente ao caçula. E não esconde que admira outras feras brasileiras, como Ronaldinho Gaúcho, e é também muito amigo de Eduardo, meia do Botafogo, com quem trabalhou na Arábia Saudita.

“Adriano é um dos grandes atacantes que passaram pelo futebol mundial recentemente. Somos contemporâneos, ele me encantou com sua força e poder de decisão. Sou um grande fã”, resumiu.

Emiliano Díaz e Eduardo, hoje no Botafogo, comemorando título pelo Al Hilal – Foto: Reprodução/Instagram

SEM TORCIDA DO BOTAFOGO E DO VASCO

Então, em 2020, veio a primeira oportunidade de trabalhar no Brasil. Só que o sonho no Botafogo durou muito pouco. Afinal, Ramón Díaz tinha um pequeno problema de saúde que lhe tomou mais tempo do que o esperado. Assim, o clube decidiu rescindir o contrato da comissão técnica após apenas três jogos. Emiliano ficou à frente do time no período e não marcou nenhum ponto.

Pior, não teve nem sequer a chance de vivenciar um estádio cheio no país, por causa das restrições da pandemia. Ou seja, no total, demorou sete partidas para que pudesse vibrar com os torcedores, já que o Vasco estava punido com portões fechados em sua chegada, em julho. Quis o destino, porém, que ele estivesse no comando da equipe cruz-maltina no Maracanã lotado, na vitória sobre o Atlético-MG, em substituição a Ramón, suspenso por expulsão na rodada anterior.

“Nós viemos para cá por isso (pela torcida). Primeira vez que nos encontramos aqui, falei para Ramón que queríamos experimentar a torcida do Vasco, em São Januário, mas agora nós pudemos jogar aqui no Maracanã e ficamos muito felizes. Foi uma festa”, comemorou, na coletiva.

A estreia como treinador do Vasco e com estádio cheio foi no Maracanã, no dia 20 de agosto – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

RESPONSÁVEL PELO ADVERSÁRIO

No geral, Emiliano fica responsável pela análise dos adversários e discute com o pai a melhor tática para o jogo seguinte. O técnico tem cada vez mais confiança nele e já afirmou, em mais de uma ocasião, que o filho está preparado para ser treinador principal.

Por enquanto, usa seu poder de oratória para motivar o grupo no dia a dia no CT e nas rodas do vestiário. Antes e depois da vitória sobre o Grêmio, em São Januário, a primeira pelo clube, suas palavras também ganharam destaque entre os torcedores, com o vídeo de bastidores publicado pela VascoTV. O brio e a postura de Emiliano, afinal, talvez sejam o que o time precisa para sair da zona de rebaixamento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Barcelona abre espaço para saída de Vitor Roque na próxima temporada

O Barcelona está aberto a uma possível saída de Vitor Roque, em meio às dificuldades…

27 de julho de 2024

São Paulo descarta troca e faz proposta por meia do Boca

O São Paulo ainda não desistiu de Pol Fernández. O clube paulista tem conversas avançadas…

27 de julho de 2024

Corinthians finaliza preparação para pegar o Atlético; veja escalação provável

O Corinthians encerrou sua preparação para enfrentar o Atlético-MG, em duelo deste domingo (28), pela…

27 de julho de 2024

Ídolo em Paris, Raí visita Seleção Feminina na França

Um dos maiores ídolos do PSG, o ex-meia Raí visitou a Seleção Feminina na tarde…

27 de julho de 2024

Botafogo aumenta proposta por lateral grego

O Botafogo ainda sonha com o lateral Georgios Vagiannidis. Em busca de um final feliz…

27 de julho de 2024

Vasco divulga relacionados com Payet e Souza; veja

O Vasco divulgou na tarde deste sábado (27) a lista de relacionados para o duelo…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!