O futebol mineiro está de luto. Nome relevante do futebol mineiro entre os anos 50 e 80, o ex-jogador e treinador Ilton Chaves morreu na noite desta última quinta-feira, aos 84 anos, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. Ele estava sendo internado com frequência devido a problemas de anemia e complicações causadas pelo Alzheimer.

Ilton Chaves marcou história nos anos 50 e 60. O volante vestiu a camisa do Atlético-MG por cinco temporadas e foi tricampeão mineiro entre 1956 e 1958. Em 1964 foi para o Cruzeiro e fez parte de uma equipe histórica. Ao lado de craques como Tostão, Dirceu Lopes e outros, conquistou a Taça Brasil de 1966 após bater o Santos de Pelé na decisão.

Ilton Chaves ainda é o técnico com mais jogos no comando da Raposa. Ele integrou o time histórico campeão da Taça Brasil de 1966 -Foto: Divulgação / Cruzeiro

Na Raposa, Ilton Chaves ainda foi tetracampeão mineiro entre 1965 e 1968. Ele ainda defendeu a Seleção Brasileira no Sul-Americano de 1963 (atual Copa América), além de passagens pelo América-MG e América-RJ.

Após pendurar as chuteiras, Ilton Chaves investiu na carreira de treinador e também teve sucesso. No comando do Cruzeiro, conquistou quatro títulos do Mineiro entre 1972 e 1975, além da Taça Minas Gerais de 1973 e o vice-campeonato brasileiro em 1974 para o Vasco. Ele ainda é o técnico com mais jogos na Raposa (389 partidas).

E o Cruzeiro não foi o único trabalho de sucesso de Ilton Chaves. Assim como jogador, também conquistou título com o Atlético-MG. No Galo, foi campeão mineiro em 1986. O ex-treinador também comandou o América-MG, Ceará, Sport, Santa Cruz, Náutico e Santos, além de times do interior como Valério, Villa Nova, Guarani de Divinópolis, Uberaba, Uberlândia e Tupi.

Comentários