O Independiente del Valle, clube equatoriano que ficou famoso nas últimas temporadas pelos resultados pelo continente, anunciou, na noite da última sexta-feira, que o português Renato Paiva é o novo treinador do clube. O técnico de 50 anos assina contrato válido por duas temporadas. Aos 50 anos, ele estava desde 2007 no Benfica, com passagens pelo sub-17, sub-19 e mais recentemente pelo Benfica B.

Paiva chega para substituir Miguel Ángel Ramírez, que estava desde 2018 no clube e tem tudo para assumir o Internacional de Porto Alegre na próxima semana. O IDV é um clube emergente no Equador e no continente. Desde 2016, conseguiu resultados expressivos como eliminar o Corinthians e Independiente da Sul-Americana, além de Boca e River na Libertadores. Em 2019, conquistou a Sula e em 2020 aplicou 5 a 0 no Flamengo.

Ramírez é espanhol. Paiva, português. Assim, o Del Valle mantém a onda de importar técnicos europeus para a América do Sul. Em 2020, por exemplo, Flamengo, Avaí e e Santos contrataram europeus como técnicos. Atualmente, Vasco e Palmeiras são comandados por portugueses.

Comentários