Seleção Brasileira

Inglaterra bate o Brasil nos pênaltis e conquista a Finalíssima

Em partida decidida nos pênaltis, a Inglaterra conquistou o título da Finalíssima em cima do Brasil, na tarde desta quinta-feira (6). No tempo normal, as equipes empataram por 1 a 1. Ella Toone marcou pelas inglesas. Andressa garantiu o gol de empate brasileiro. Nos pênaltis, Chloe Kelly converteu a última cobrança a e garantiu o título inglês no Estádio de Wembley.

Brasil perde para a Inglaterra na Finalíssima – Thais Magalhães/CBF

Antes da partida, tinha a expectativa que a Finalíssima batesse o recorde de público de jogos do futebol feminino, que atualmente é da final da Eurocopa de 2022, entre Inglaterra e Alemanha, com 87,192 torcedores. No entanto, nesta quinta-feira, 83.132 pessoas estiveram no Wembley, não atingindo o recorde.

Presença especial na arquibancada

O atacante Richarlison, do Tottenham e da Seleção Brasileira masculina, foi no Estádio de Wembley acompanhar a decisão. Anteriormente, na preparação da Canarinho para o jogo, Richarlison foi ao treinamento e garantiu que estaria na partida desta quinta-feira. O Pombo prometeu e cumpriu!

Richarlison no Wembley durante a Finalíssima – ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

Como foi o jogo

A Inglaterra começou a partida em Wembley pressionando as brasileiras. O Brasil, por sua vez, buscou jogar nos erros do adversário, saindo nos contra-ataques. Assim, tentando furar a defesa brasileira, as inglesas jogaram, em grande parte do primeiro tempo, no campo de ataque, com as zagueiras participando das criações das jogadas.

Aliás, foi assim que a Inglaterra abriu o placar, aos 22 minutos. Lucy Bronze e Stanway tabelaram e encontraram Toone na pequena área. A camisa 10, jogadora do Manchester United, não desperdiçou e guardou no fundo do gol. Seis minutos depois, Lauren James balançou a rede, mas a bandeirinha marcou impedimento na jogada. Mesmo após o gol, o Brasil encontrou muita dificuldade para chegar ao ataque.

Segundo tempo

Em busca do empate, o Brasil voltou do vestiário com duas mudanças (Andressa e Adriana). Assim, a treinadora Pia Sundhage, colocando uma atacante (Andressa) no lugar da zagueira Lauren, lançou a Canarinho ao ataque. Dessa forma, o Brasil começou a pressionar a saída de bola da seleção europeia. Geyse, inspirada em campo, foi uma das destaques da Canarinho, principalmente na primeira metade do segundo tempo, com, pelo menos, três boas chances de empatar o placar.

Já na segunda metade da etapa complementar, o Brasil não conseguiu manter a alta intensidade e a Inglaterra voltou a ter a posse da bola. No entanto, já nos acréscimos, a Seleção Brasileira se lançou ao ataque para o tudo ou nada, em busca do empate. Aos 47′, Andressa aproveitou rebote da goleira inglesa e deixou tudo igual, levando a decisão para os pênaltis.

Pênaltis

Na primeira cobrança da Inglaterra, Letícia chegou a tocar na bola, mas Stanway conseguiu converter. Já na primeira batida do Brasil, também com toque da goleira, Adriana não desperdiçou. Pela Inglaterra, Toone, que fez o gol inglês no tempo normal, e Tamires, pelo Brasil, perderam as suas cobranças. Na terceira rodada das batidas, a inglesa Daly converteu. Já a capitã Rafaelle chutou no travessão.

Greenwood converteu o quarto pênalti da Inglaterra. Kerolin também fez, com extrema categoria. Na última cobrança inglesa, Kelly marcou e garantiu o título da Finalíssima.

BRASIL 1 (2) X (3) 1 INGLATERRA

Finalíssima Feminina
Data e Horário: 6/4/2023, às 15h45 (de Brasília)
Local: Estádio de Wembley, Londres (ING)
Público: 83.132 pessoas
BRASIL: Letícia Izidoro; Kathellen, Rafaelle e Lauren (Andressa, no intervalo); Antônia (Gabi Nunes, aos 41′ do 2°T), Tamires, Kerolin, Luana Bertolucci (Duda, aos 24′ do 2°T) e Ary Borges (Fernanda, aos 41′ do 2°T); Geyse e Bia Zaneratt0 (Adriano, no intervalo). Técnica: Pia Sundhage
INGLATERRA: Mary Earps; Lucy Bronze, Leah Williamson, Alex Greenwood e Jess Carter; Georgia Stanway, Keira Walsh e Ella Toone; Lauren Hemp (Robinson, aos 42′ do 2°T), Alessia Russo (Rachel Daly, aos 29′ do 2°T) e Lauren James (Chloe Kelly, aos 29′ do 2°T). Técnica: Sarina Wiegman
Gols: Toone, aos 22′ do 1°T (ING)/ Andressa, aos 47′ do 2°T (BRA)
Árbitra: Stephanie Frappart (França)
Auxiliares: Elodie Copolla e Manuela Nicolosi (França)
Cartões amarelos: Rafaelle (BRA); Earps (ING)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Lucas Bayer

Posts Recentes

Al Ittihad anuncia demissão de Marcelo Gallardo; técnico ex-Milan entra no radar

O Al Ittihad, da Arábia Saudita, comunicou, nesta terça-feira (2/7), em suas redes sociais a…

2 de julho de 2024

Saiba o motivo que deixa Carille insatisfeito no Santos

O técnico Fabio Carille vive um momento de instabilidade no Santos. Logo depois de ficar…

2 de julho de 2024

Vini Jr é desfalque do Brasil nas quartas da Copa América

Se avançar para as quartas de final da Copa América, o Brasil não poderá contar…

2 de julho de 2024

Geromel sobre renovação com o Grêmio: ‘Quando sentir que não estou ajudando, paro’

O zagueiro Pedro Geromel está confirmado no Grêmio até o final da atual temporada, pelo…

2 de julho de 2024

Palmeiras tem baixas no meio-campo para encarar o Grêmio

Na próxima quinta-feira (4), o Palmeiras encara o Grêmio, em jogo válido pela 14ª rodada…

2 de julho de 2024

Vasco atrasa pagamento da parcela do RCE

O Vasco não realizou o pagamento do Regime Centralizado de Execuções (RCE). O mecanismo destina…

2 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!