O Internacional, por muito pouco, muito pouco mesmo, não deu vexame na Libertadores. Afinal, nesta terça-feira (18/4) em casa, num Beira-Rio cheio, empatava com o frágil Metropolitanos, da Venezuela, pelo Grupo B. Mas, aos 47 da etapa final, Alemão, que entrara no segundo tempo, fez o gol chorado que definiu um importantíssimo 1 a 0.

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Luiz Adriano disputa a bola com Ferro, do Metropolitanos. Atacante do Internacional voltou a jogar muito mal –  Silvio Ávila/AFP via Getty Images

Com a vitória suada, o Internacional vai aos quatro pontos, contra três do Nacional de Montevidéu e um do Independiente, que jogam nesta quarta-feira, no Uruguai. O Metropolitanos segue na lanterna com zero. O triunfo garantiu ao Internacional um prêmio de US$ 300 mil (R$ 1,5 milhão) que a Conmebol distribui para qualquer time que ganha um jogo de Liberta.

Primeiro tempo

Não faltou oportunidade no 1º tempo do jogo no Beira-Rio. Como era esperado, o Inter foi todo ao ataque no primeiro tempo, perdendo uma série de chances, as principais com Alan Patrick (furando no momento de arrematar), Wanderson (um chute no travessão) e Luiz Adriano (mal nos arremates e quando acertou uma cabeçada, viu o goleiro Schiavone fazer grande defesa). O Metropolitanos, mesmo muito fechado, teve espaços para criar muitos sustos em chuveirinhos após boas jogadas de Vargas, pela direita.  O Internacional teve problemas. Jogou no 4-3-3, mas o trio de meio de campo não fluiu. Baralhas e Johnny estavam mal e Alan Patrick bem marcado. Assim, nada da bola entrar.

Segundo tempo

O Internacional voltou melhor, pois De Pena ajustou o meio de campo, sendo o criador de que o time precisava. Com dois minutos, quase marcou de fora da área. Mas foi depois das entradas do lateral Thauan Lara e de Campanharo na vaga do inoperante Baralhas que o Colorado passou a sufocar. Wanderson e Pedro Henrique fluíam bem pelas pontas, Alan Patrick distribuiu bem o jogo e Thauan Lara e De Pena quase marcaram. Este último mandou na trave. Mas… nada de gol. Bem, teve um, aos 28, quando Wanderson dividiu com o goleiro e a sobra ficou com Alemão que colocou para a rede. Mas o tento foi bem anulado. Wanderson fez falta no arqueiro.

Mas a torcida seguiu apoiando (e vaiando os jogadores que eram substituídos, como Luiz Adriano). Porém, aos 47, veio o alívio. E com jogada de três reservas. Após cruzamento de Thauan Lara, Lucca tocou para Alemão ajeita e chutar rasteiro e fraquinho. A bola entrou de mansinho. Enfim, Internacional 1 a 0.

INTERNACIONAL 1×0 METROPOLITANOS/VEN

2ª rodada do Grupo B da Copa Libertadores
Data: 18/4/2023
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
INTERNACIONAL: Keiller; Igor Gomes (Thauan Lara, aos 18′ do 2ºT), Vitão, Mercado e Renê; Johnny (De Pena, no Intervalo), Baralhas (Gustavo Campanharo, aos 18′ do 2ºT) e Alan Patrick; Pedro Henrique, Wanderson (Lucca, aos 33′ do 2ºT) e Luiz Adriano (Alemão, aos 26′ do 2ºT). Técnico: Mano Menezes.
METROPOLITANOS: Schiavone; Vargas, Ferro, Gruezo e Cova (Valderrey, aos 43′ do 2ºT); Ramos, Larratonda e Cermeño (Araújo, aos 22′ do 2ºT); Antón, Ortiz (Pabón, aos 32′ do 2ºT) e Vargas (Castillo, aos 26′ do 2ºT). Técnico: José María Morr.
Gol: Alemão, aos 47′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Yael Falcón (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Pablo González (Argentina)
VAR: Leandro Rey (Argentina)
Cartões amarelos: Cova (MET)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários