Roberto Assaf

Itália, valente e decidida, derruba uma Bélgica sem pretensões

A Itália, que realiza ótima Euro, sepulta cada vez mais, a cada partida, a seleção que ficou fora do Mundial 2018, e a Bélgica, que não fez nada além da obrigação de chegar até as quartas, confirmou a fragilidade da melhor geração do país desde a década de 1980 em jogos gigantes. Assim, a vitória da Azzurra, hoje toda de branco, por 2 a 1, acabou sendo lógica, nas circunstâncias da atual competição continental, que já havia visto o adeus de França, Portugal e Alemanha. Se o time de Roberto Mancini entra para ganhar, contrariando épocas passadas, o do xará Roberto Martinez positivamente não é decisivo, foi o que mostrou o duelo de São Petersburgo.

As duas seleções fizeram um primeiro tempo de alta velocidade, lá e cá, e a Itália, que teve ligeiro predomínio, saiu em vantagem, placar justo, até ali. A Bélgica voltou a mostrar alguma preocupação em disputar um jogo de grande porte, eliminatório, e não rendeu o que pode. E deve. Bonucci fez 1 a 0 logo aos 13 minutos, mas estava em posição irregular, e o gol foi bem anulado. Mas o time de Roberto Mancini não sossegou, embora o adversário vez por outra chegasse próxima da área da Azzurra, criando problemas. Aos 30, após uma escaramuça – essa é da antiga e é ótima – na área belga, Barella acertou o canto direito de Courtois e abriu o placar.

A equipe de Roberto Martinez esboçou reação. Mas a Itália é que voltou a marcar, aos 43, com um chute longo e perfeito de Insigne. E para provar que a Bélgica, apesar de tudo, não estava entregue, Lukaku foi derrubado por Di Lorenzo, e o próprio centroavante da Inter cobrou: 2 a 1. O gol criou ótima expectativa para a etapa derradeira, pois há sempre a possibilidade de o time vermelho praticar o futebol que dela se espera.

A Azzurra retornou em ponto de bala, mas o adversário conseguiu equilibrar, embora faltasse, desde que a partida começou, De Bruyne fazer efetivamente a diferença, mesmo que não esteja em condições físicas ideais. Aos 15, Doku rolou para Lukaku empatar, mas Spinazzola evitou o empate. E, no entanto, é fato que a Itália continuou jogando melhor, levando a Bélgica a assumir uma postura defensiva, apostando em contra-ataques, algo questionável, levando-se em conta que os times são equivalentes no aspecto técnico.

Aos 24, Martinez fez duas trocas, sacando Meunier e Tielemans, que positivamente não correspondiam, colocando Chadli e Mertens. Os Diabos ganhariam mais fôlego, o que mantinha o placar aberto. Logo, porém, Mancini percebeu o óbvio, e também lançou duas caras novas, Belotti e Cristante, substituindo Verratti e Immobile. Chadli, um sujeito de pouca sorte, sentiu e teve que sair. Spinazzola, talvez o melhor atleta italiano da Euro, também. Restava à Itália segurar o resultado, e à Bélgica um esforço hercúleo para arrastar o duelo até uma improvável prorrogação, o que não foi suficiente.

Assim, o resultado, por tudo que ocorreu até agora ao longo da competição acabou sendo justo. Sábado a coisa continua. Fique agora com as fortes emoções da fantástica Copa América.

Flávio Almeida

Posts Recentes

Marta acredita em classificação do Brasil: ‘A gente não está morta’

Destaque da Seleção Brasileira feminina na Olimpíada, Marta acredita em classificação para próxima fase. O…

30 de julho de 2024

Calleri analisa saída de James do São Paulo: ‘Um dos maiores com quem joguei’

O São Paulo venceu o Goiás pelo placar de 2 a 0, no primeiro jogo…

30 de julho de 2024

Grêmio estuda proposta ao Santos para adquirir Soteldo em definitivo

O Grêmio estuda a melhor forma de apresentar uma proposta ao Santos para comprar Soteldo.…

30 de julho de 2024

Corinthians sofre penhora de R$ 14 milhões por dívida com ex-jogadores

Nesta terça-feira (30), a justiça de São Paulo determinou a penhora de R$ 14 milhões…

30 de julho de 2024

São Paulo sai na frente do Goiás na Copa do Brasil

Deu São Paulo no duelo desta terça-feira (30/7) no MorumBIS, pela ida das oitavas de…

30 de julho de 2024

Internacional avança em reformas do CT Parque Gigante e projeta retorno

O Internacional projeta a retomada das atividades no CT Parque Gigante para meados de agosto.…

30 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!