Futebol Internacional

Itália vence a Espanha nos pênaltis e está na final Eurocopa

A Itália está na final da Eurocopa!  Nesta quarta-feira, no Estádio de Wembley, em Londres, após 1 a 1 no tempo normal contra a Espanha, placar mantido na prorrogação, a Azzurra venceu nos pênaltis, por 4 a 2. O gol da Itália foi marcado por Chiesa e Morata para a Espanha. Nas penalidades, os espanhóis perderam duas cobranças (uma delas de Morata, herói e vilão dos ibéricos) e a Itália, um. Jorginho cobrou o pênalti que fechou o placar.

Esta foi a segunda prorrogação da Itália nesta Euro. A outra foi contra a Áustria, nas oitavas de final.

Chiesa (de azul) chuta para abrir o placar de Itália x Espanha, pela semifinal da Eurocopa –  Facundo Arrizabalaga / Pool / AFP)

A Itália, invicta há 33 jogos, buscará o bicampeonato (venceu em 1968) e estará em sua quarta final (foi vice em 2000 e 2012). Agora vai esperar o vencedor de Inglaterra x Dinamarca – que jogam nesta quarta-feira, às 16h, em Wembley – para saber contra quem buscará o caneco. A final será neste domingo (11/7), também em Wembley.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi bem amarrada. A Itália começou mais  objetiva, mas finalizando pouco (na melhor jogada, bola na trave de Barella e ele estava impedido). A Espanha cresceu quando Olmo chutou para grande defesa de Donnarumma. A partir daí, impôs seu toque de bola (posse de 68% a 32%). Mas no finzinho, a Itália quase marcou, quando Insigne tocou para Emerson. O brasileiro naturalizado italiano mandou uma bomba na trave.

Segundo tempo

A Espanha seguiu pressionando, quase sempre com o garoto Pedri, que fez ótima partida, e perdeu uma chance com Busquets. Mas a Itália estava muito consistente na defesa e rápida nos ataques. E chegou ao gol aos 14. Donnarumma recuperou a bola e com as mãos passou para Barella. Em toques rápidos em poucos segundos,  a bola passou nos pés de Barella, Insigne, Imobile e chegou até Chiesa. A Espanha não deixou de buscar o gol. Morata, que entrou logo após o gol da Itália, perdeu uma oportunidade incrível. Mas, na segunda chance, aos 34,  triangulou com Olmo, entrou na área e empatou: 1 a 1, levando a partida para a prorrogação.

Prorrogação

O panorama não mudou nos 15 minutos do primeiro tempo extra: Espanha em cima e Itália mais cautelosa. Aos sete, Morata só não marcou por causa da intervenção do zagueiro Chiellini. No segundo tempo da prorrogação, os times foram muito mais cautelosos. E a decisão foi para as penalidades.

Nos pênaltis

Belotti,  Bonucci, Bernardeschi e Jorginho  marcaram para a Itália; Locatelli perdeu (Simon defendeu).

Gerard Moreno e Thiago Alcântara marcaram para a Espanha; Olmo isolou e  Morata chutou para defesa de Donnarumma.

ITÁLIA 1X1 ESPANHA (4 x 2 nos pênaltis)

Data/horário: 6/7/2021 – Semifinal da Eurocopa
Local: Wembley, em Londres (ING).

ITÁLIA: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson Palmieri (Tolói, aos 28′ do 2ºT); Barella (Locatelli, aos 39′ do 2ºT), Jorginho e Verratti (Pessina, aos 27′ do 2ºT); Chiesa (Bernardeschi, no Intervalo da prorrogação), Immobile  (Berardi, aos 16′ do 2ºT) e Insigne (Belotti, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Ricardo Mancini.

ESPANHA: Unai Simón; Azpilicueta (Llorente, aos 39′ do 2ºT), Eric García (Pau Torres, aos 3′ do 2ºT da prorrogação), Laporte e Jordi Alba; Koke (Rodri, aos 24′ do 2ºT), Busquets (Thiago Alcântara, no Intervalo da prorrogação) e Pedri; Oyarzabal (Gerard Moreno,  aos 24′ do 2ºT), Olmo e Ferrán Torres (Morata, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Luis Enrique.

Gols: Chiesa, aos 14′ do 2ºT (1-0); Morata, aos 34′ do 2ºT (1-1)

Árbitro: Felix Brych (ALE).
Assistentes: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)

Cartões amarelos: Rafael Tolói (ITA), Busquets (ESP)

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Grêmio apresenta proposta por Jemerson e zagueiro avisa desejo de sair do Atlético

O Grêmio apresentou proposta oficial para contar com o zagueiro Jemerson, do Atlético. O objetivo…

21 de maio de 2024

Zagueiro é recompensado com beijo ao vivo após dia de artilheiro

Um zagueiro teve dia de artilheiro nos gramados e extracampo também ao receber um beijo…

21 de maio de 2024

Zagueiro do Amazonas enaltece Flamengo, mas mostra confiança: ‘Vamos buscar essa classificação’

Um dos pilares da equipe do Amazonas, Diogo Silva está confiante na classificação da equipe…

21 de maio de 2024

Em nota, 777 Partners lamenta atraso em pagamentos no Vasco

O atraso no pagamento de direitos de imagem dos jogadores do Vasco não pegou bem…

21 de maio de 2024

Cássio chega a Belo Horizonte e vê festa do torcedor do Cruzeiro

Agora é oficial. O goleiro Cássio já está em Belo Horizonte, mais precisamente na Toca…

21 de maio de 2024

Jornalista afirma que Mariah Carey fará show no Allianz Parque

O jornalista José Norberto Flesch, que costuma antecipar informações sobre espetáculos internacionais no Brasil, publicou…

21 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!