A Associação de Futebol da China (CFA) anunciou nesta segunda-feira (29), a lista dos 16 clubes que vão disputar a próxima edição da Superliga Chinesa, sem a presença do atual campeão Jiangsu FC. O clube asiático foi expulso pela entidade máxima do futebol chinês por descumprimento de cláusulas financeiras. Com grave crise econômica da empresa multinacional Suning, principal patrocinadora, em fevereiro de 2021 o clube anunciou que encerraria as atividades.

As dívidas do Jiangsu FC somam cerca de 500 milhões de yuan (aproximadamente R$ 535 milhões) e além de ser retirado da competição nacional, o clube também foi expulso da Liga dos Campeões da Ásia.

O futebol chinês atravessa um momento muito delicado financeiramente. Para a próxima temporada, segundo a Associação de Futebol da China, além do Jiangsu FC, outras cinco equipes foram removidas da Superliga Chinesa. No lugar do atual campeão, Cangzhou foi o escolhido, e para as outras cinco vagas, clubes da segunda e terceira divisões serão efetivados.

Jogadores do Jiangsu FC comemoram o título da Superliga Chinesa de 2020 – Foto: STR / AFP

Comentários