O meia Josh Cavallo, do Adelaide United, da primeira divisão da Austrália, se tornou o primeiro jogador da elite de um país e ainda em atividade a assumir publicamente ser gay. Em vídeo publicado pelo próprio clube, intitulado “A verdade de Josh”, e depois replicado pelo atleta, o jogador de 21 anos falou sobre a decisão de tornar pública sua orientação sexual.
“Tenho orgulho em anunciar publicamente que sou gay. Tem sido uma viagem para chegar a este ponto da minha vida, mas não podia estar mais feliz com a minha decisão de assumir a minha homossexualidade. Tenho lutado contra a minha sexualidade há mais de seis anos, e estou contente por poder colocar um fim nisso. Tudo o que quero fazer é jogar futebol e ser tratado com igualdade”, afirmou Cavallo em vídeo.
https://twitter.com/JoshuaCavallo/status/1453240548404367370
Na continuação do vídeo e em texto publicado nas redes sociais, Cavallo falou sobre a importância de inspirar outros jogadores a também assumirem sua orientação sexual.
“Eu quero mudar isso, quero mostrar que todo mundo é bem-vindo no futebol, e merece o direito de ser autenticamente quem se é. É espantoso saber que atualmente não há futebolistas profissionais que assumem a sua homossexualidade, não só na Austrália como em todo o mundo. Espero que isto mude num futuro próximo. Eu quero inspirar as pessoas e mostrar que é tudo bem ser gay e jogar futebol. Estou ansioso para mostrar quem é o verdadeiro Josh Cavallo”, afirmou o jogador.
Apoio de clubes e jogadores
Depois da publicação do vídeo, diversos jogadores e clubes do mundo todo mandaram mensagens de apoio a Josh Cavallo. Um deles foi o zagueiro espanhol Gerard Piqué, do Barcelona.
“Olá Josh Cavallo , não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, mas quero agradecer-lhe por este passo que está dando. O mundo do futebol está muito atrasado e você nos ajuda a seguir em frente ” , publicou o zagueiro do Barcelona e da seleção da Espanha.
Hey @JoshuaCavallo, I don’t have the pleasure to know you personally but I want to thank you for this step that you take. The world of football is far behind and you are helping us move forward. https://t.co/pe8xdJl15i
— Gerard Piqué (@3gerardpique) October 27, 2021
O Arsenal replicou a carta de Josh com uma mensagem de apoio ao jogador:
“Obrigado Josh pela sua força e bravura. Você é uma inspiração para milhões. Todos têm o direito de ser quem são. O mundo do futebol é um lugar melhor hoje por sua causa”, publicou o clube de Londres.
Thank you @JoshuaCavallo for your strength and bravery…
🏳️🌈 You are an inspiration to millions
🏳️⚧️ Everyone deserves the right to be themselvesThe world of football is a better place today, because of you ❤️ https://t.co/bdUtBpzmHv
— Arsenal (@Arsenal) October 27, 2021
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários