O jogador mais velho em atividade no futebol mundial está perto de mudar de clube. Aos 55 anos, o japonês Kazu Miura poderá se transferir para o Oliveirense, da segunda divisão de Portugal. Atualmente, Kazu está no Suzuka Point Getters, da quarta divisão japonesa. Ele detém o recorde mundial de jogador mais velho a atuar e a fazer gols em jogos de campeonatos nacionais.

A inusitada negociação acontece porque o Oliveirense pertence ao Onodera FC, grupo japonês que também é dono do Yokohama FC, clube com o qual Kazu ainda tem contrato (ele está emprestado ao Suzuka). O atacante, aliás, já passou pela Europa, mas em 1994. Na altura com 28 anos, ele era o principal jogador da seleção do Japão e jogou pelo Genoa, da Itália. Foi o primeiro atleta de seu país a atuar no ‘Calcio’.

Kazu já enfrentou Leandro Damião no Japão; agora, deve ir para Portugal – STR/Jiji Press/AFP

De acordo com o jornal japonês ‘Nikkan Sport’, Kazu já até está a caminho de Portugal para sacramentar o negócio. O ‘vovô’ do futebol mundial é considerado um ídolo em seu país e, até hoje, é o segundo maior artilheiro da seleção japonesa, com 55 gols. No entanto, ele nunca jogou uma Copa do Mundo: foi cortado pouco antes do Mundial de 1998, com uma lesão.

Apesar da distância cultural entre Portugal e Japão, o idioma não deverá ser um problema. Kazu fala bem o português, já que viveu oito anos no Brasil, onde aliás começou sua carreira. Vindo do Japão ainda adolescente, passou por Juventus (SP), Santos, Palmeiras, Matsubara, CRB, XV de Jaú e Coritiba. Foi campeão alagoano e paranaense e, posteriormente, voltou ao seu país de origem.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários