Jorge Salgado foi o vencedor da eleição presidencial do Vasco, realizada neste sábado com votação híbrida (on-line e presencial). Ele obteve 1682 votos, contra 1326 de Julio Brant. Ainda houve 35 votos nulos e 11 em branco. Mas embora tenha vencido o pleito, Salgado ainda terá de esperar uma série de recursos na Justiça para saber se poderá tornar-se o mandatário vascaíno nos próximos três anos ou não.

– Eleição para presidente do Vasco foi realizada neste sábado. Salgado venceu. Vai levar? Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

A eleição deste sábado foi apenas mais um capítulo de uma polêmica e conturbada novela. Veja abaixo:

1 – A eleição vascaína estava prevista para ser realizada em 7/11. Porém, uma liminar adiou a eleição para o dia 14/11 de forma online por conta da pandemia.

2 – No dia 6/11, o desembargador Camilo Ruliére, derrubou a liminar que adiou as eleições para o dia 14 e confirmou que o pleito seira presencial em 7/11

3 – A eleição foi realizada no dia 7/11. Porém, à tarde uma nova limitar em terceira instância derrubou a decisão de Ruliére e ocorreu uma grande confusão. Após muito discussão, o conselho determinou que a eleição ocorreria e se encerraria às 21h. Após o prazo, a discussão foi se ocorreria apuração ou não, já que tecnicamente o pleito não teria validade. Por fim, foi realizada a apuração e o candidato vencedor foi Leven Siano, que derrotou os demais candidatos: Jorge Salgado, Julio Brant, o atual presidente Alexandre Campello e Sérgio Frias.

4 – Durante a semana ocorreu uma série de polêmicas, com alguns candidatos aceitando a decisão de se ter uma eleição online no dia 14 e outros, como o vencedor Leven Siano, alegando que iria aos tribunais para que o processo do dia 7 fosse validado.

5 – Na sexta-feira, o TJD confirmou que a eleição que valeria seria esta do dia 14. A esta altura, Leven Siano, Sergio Frias (que julgou o pleito de 7/11 válido)  informaram que não iriam concorrer. Alexandre Campello também saiu da briga. Isso faria a disputa ficar restrita apenas a Jorge Salgado e Julio Brant. Ao mesmo tempo, os advogados de Leven Siano entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF). A questão caiu nas mãos de Carmem Lúcia.

6 – A votação ocorreu normalmente neste sábado e Carmem Lúcia negou o recurso  dos advogados de Leven Siano. Jorge Salgado venceu a eleição. Resta saber quais os próximos atos de Leven Siano e seus advogados.

Comentários