-

Jorginho, brasileiro naturalizado italiano que foi campeão da Eurocopa com a Itália e campeão da Champions com o Chelsea, foi eleito, nesta quinta-feira, o melhor jogador da temporada pela Uefa. Ele derrotou os outros dois finalistas:  Kanté (francês do Chelsea) e De Bruyne (belga do Manchester City). A premiação ocorreu nesta quinta-feira, em Istambul, na Turquia, antes do sorteio que definiu os oito grupos da Liga dos Campeões de 2021/22.

Na declaração, após celebrar a conquista, Jorginho, que não estava presente na cerimônia e mandou um vídeo, agradeceu até às pessoas que não acreditavam nele.

“Estou feliz com essa premiação. Nem tenho como agradecer a todos que contribuíram para isso. Só posso dizer obrigado a todos que ajudaram nessa jornada, ao técnico, jogadores. E também a todos que não acreditaram em mim, pois vocês me motivaram ainda mais a crescer”.

Campeão da Champions (pelo Chelsea) e da Euro (pela Italia, na foto), Jorginho – brasileiro naturalizado italiano – foi escolhido o melhor do ano pela Uefa – Massimo Insabato

O melhor goleiro da temporada foi Mendy, do Chelsea, que superou o brasileiro Ederson (Manchester City) e Courtois (Real Madrid). O melhor defensor foi o português Ruben Dias, que joga pelo Manchester City. Kanté foi o melhor apoiador. O melhor atacante foi Haaland ( norueguês do Borussia Dortmund).

Melhor treinador
Também foram premiados o melhor técnico e a melhor jogadora. O treinador do ano foi Thomas Tuchel, alemão que treina o Chelsea. Ele derrotou Pep Guardiola (espanhol do Manchester City) e Roberto Mancini, treinador da Seleção italiana, campeã da Eurocopa.

Melhor jogadora
Já a melhor jogadora necessariamente seria uma atleta do Barcelona, time campeão da Champions. Afinal, as três finalistas foram dos clube catalão: as espanholas Jennifer Hermoso e Alexia Putellas e a holandesa Lieke Martens. Deu Putellas, que foi duplamente premiada, pois foi eleita a melhor apoiadora. A melhor goleira também foi do Barcelona, Sandra Paños. A melhor defensora foi a espanhola Paredes, que defende o PSG. A melhor atacante, Hermoso. E o melhor técnico foi Luis Cortês, que comandou o Barcelona na temporada.

Prêmio especial
O prêmio do presidente da Uefa, que é uma homenagem, foi para a equipe médica da Dinamarca, que socorreu o jogador Eriksen. Ele teve um ataque cardíaco no jogo entre a sua seleção e a Finlândia, na primeira rodada da Eurocopa.

Comentários