A polêmica envolvendo o lateral Byron Castillo ganhou um novo desdobramento nesta segunda-feira (12). Afinal, o jornal inglês “Daily Mail” publicou uma reportagem no qual o jogador confessa sua verdadeira nacionalidade assim como data de nascimento, indo na contramão do informado em seu passaporte.

Em áudio conferido a Byron, ele admite que nasceu em Temuco, na Colômbia, em 1995. Contudo, sua documentação informa que o nascimento ocorreu em General Villamil, no Equador, em 1998.

Equador pode perder pontos das Eliminatórias por causa de Byron Castillo – Alberto Valdes – Pool/Getty Images

Segundo o “Daily Mail”, a conversa foi gravada em uma entrevista em 2018, em uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em 2018. O portal também revelou imagens do que seria, supostamente, a certidão de nascimento de Byron Castillo. A publicação deve servir de embasamento para uma reviravolta no caso.

Em junho, o Chile denunciou à Comissão Discplinar da Fifa a irregularidade na escalação em oito partidas nas Eliminatórias Sul-Americanas. A entidade iniciou a investigação, mas encerrou o processo por considerá-lo inconclusivo devido à falta de evidências. Assim, não foi possível comprovar infração por parte da Federação Equatoriana de Futebol (FEF). Os chilenos entraram com recurso de apelação, e o julgamento ocorrerá na próxima quinta-feira (15).

Caso constatada a irregularidade, a Federação teria acobertado as falsificações. Assim, a seleção do Equador pode sofrer perda de pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas e ficar fora  da Copa do Mundo. Dessa forma, o Chile herdaria a vaga para o Mundial do Qatar.

Confira parte da transcrição do áudio

Investigador: Você, exatamente, quando nasceu?
Byron Castillo: Em 1995.
Investigador: E na identidade, qual é o ano?
Castillo: 1998.
Investigador: Seus nomes verdadeiros, quais são?
Castillo: Byron Javier.
Investigador: Byron Javier?
Castillo: Castillo Segura.
Investigador: Castillo Segura. Ok. Quantos irmãos são?
Castillo: Dois.
Investigador: Você e?
Castillo: Uma irmã.
Investigador: Ninguém mais?
Castillo: Ninguém.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários